Parceria entre Secretaria de Educação de Piratuba e SESI SENAI de Concórdia, vai levar aulas de Cultura Maker para Rede Municipal de Educação.

PARCERIA ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PIRATUBA E SESI/SENAI DE CONCÓRDIA, VAI LEVAR AULAS DE CULTURA MAKER PARA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Famoso conceito mão na massa, com engajamento e estímulo para o protagonismo estudantil, está garantido para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Piratuba e SESI/SENAI de Concórdia, vai garantir à estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Piratuba, o acesso à cursos makers.

Os cursos denominados Start Maker, iniciar criador, na tradução literal, trazem duas oficinas com carga horária de 80 horas. Uma delas é a de Comunicação e Mídias, que vai tratar de elaboração e interpretação de textos e imagens por meio de oficinas de fotografias, reportagens, criação de personagens, roteiro e stop motion.

A outra é a de Tecnologia e Robótica, que serve para estimular o raciocínio lógico, e tem como base a montagem e programação de robôs, com o uso de lego de diferentes estruturas como o WeDo (software que facilita o processo de ensino-aprendizagem de habilidades de programação aos estudantes),  e EV23.

Segundo o professor Cleodi Cláudio Fabrin, que é diretor de ensino da Secretaria de Educação, as aulas devem compor a grade curricular da Escola Amélia Poletto Hepp, na sede e da Escola Marechal Câmara, do distrito de Uruguai, no interior do município.

Os novos conteúdos serão ministrados durante o turno escolar, sem alterar a grade curricular, uma vez que a proposta é realizar as atividades integradas à matemática e língua portuguesa, observando sempre a relação dos temas tratados, com a ementa disciplinar, afirma o setor pedagógico da Secretaria de Educação.

A secretária de Educação, Magrid Auler e o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), são os principais entusiastas dos novos cursos, que devem ser ministrados por professores do SESI/SENAI do Sistema S.

Segundo eles, a ideia de ter as aulas inclusas no ensino regular, facilita a logística, uma vez que o conteúdo é ministrado na própria escola, além de oportunizar indistintamente que todos os estudantes, matriculados no 8º ano, possam cursar a formação, sem limite de alunos por turma, como são organizados os cursos tradicionais.

Em 2019, a Prefeitura de Piratuba, já negociava uma parceria com a instituição de ensino de Concórdia, quando iniciou a pandemia do Covid-19 e impediu que o projeto avançasse.

Agora, a nova proposta, vem de encontro à nova pedagogia, que conecta tecnologias e vivências ao diálogo do saber, que passa por uma educação mais significativa, em que o estudante é o protagonista de seu próprio aprendizado.

Este novo conceito, está integrado ao universo das metodologias ativas do conhecimento, em que a aprendizagem pode acontecer em todo lugar a qualquer hora e das mais diferentes formas, evidenciando a criatividade e estimulando o desenvolvimento do estudante!