Reunião entre Poder Executivo e Governo do Estado define data para assinatura de convênio para obras de rodovia rural de Piratuba.

REUNIÃO ENTRE PODER EXECUTIVO E GOVERNO DO ESTADO DEFINE DATA PARA ASSINATURA DE CONVÊNIO PARA OBRAS DE RODOVIA RURAL DE PIRATUBA.

Anúncio aconteceu no fim de semana em Florianópolis, durante encontro entre comitiva liderada pelo prefeito Bile, com o secretário de Estado, Thiago Augusto Vieira.

Um encontro entre a equipe do Poder Executivo de Piratuba e o grupo gestor da Secretaria  de Estado da Infraestrutura e Mobilidade – (SIE), trouxe uma excelente notícia para a Capital Turística: Os termos do convênio, que deve garantir o repasse de recursos para uma nova etapa de asfaltamento da rodovia rural, que conecta Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, via barragem da Usina Hidrelétrica Machadinho – (UHE), foram aprovados pelo Governo do Estado.

O anúncio, foi feito no final da tarde desta sexta-feira (04), pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira, na sede da secretaria, em Florianópolis.

Na reunião, convocada pelo setor, o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), e o vice-prefeito Vanderlei Weber, definiram com Vieira, que o documento será assinado no dia 18 de fevereiro, durante ato solene de aniversário do município.

As tratativas, que garantem o repasse de R$ 7.346.762,94 (sete milhões e trezentos e quarenta e seis mil, setecentos e sessenta e dois reais e noventa e quatro centavos), iniciaram em meados de 2021 e avançaram ao longo dos últimos meses.

Pelos dados do Poder Executivo, o investimento representa um dos maiores aportes de recursos do Governo do Estado de todas as épocas, já feitos em Piratuba. As obras de recuperação da rodovia que tem cerca de 20,5 quilômetros, iniciaram em 2019, depois que a Prefeitura de Piratuba, assumiu a responsabilidade com o trajeto em precárias condições, realizando uma operação de crédito, o que garantiu a pavimentação de 12,5 quilômetros da rodovia municipal.

Para esta nova etapa, as obras são divididas em dois lotes integram cerca de oito quilômetros, sendo que a etapa 01, compreende o trecho entre a comunidade de Linha São Paulo e a barragem da UHE, com 3.200 metros e a etapa 02 representa o percurso entre a entrada da comunidade de Lageado Mariano e a SC-390.

Como o valor total da obra, orçada em julho do ano passado, época do início da tramitação documental, sofreu acréscimo, a Prefeitura de Piratuba, deve realizar uma contrapartida de cerca de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais).

Ao final do encontro, o prefeito Bile e o vice Vanderlei, reconheceram o apoio de várias autoridades, incluindo a articulação do ex-vice-prefeito Evando Azeredo, e diversos parlamentares, como é o caso da deputada estadual Paulinha, entre outros incentivadores da esfera estadual: “Este é o maior presente que Piratuba pode receber de aniversário, cremos que seja o maior investimento feito por um governador, na história do município, ao longo destes 73 anos, que a cidade está prestes à completar”, comemorou Bile.

O vice Weber, também reagiu com muito otimismo ao anúncio da oficialização do convênio, e pensa na articulação de novos projetos para o asfaltamento de novos trechos rurais, em comunidades próximas ligadas ao perímetro urbano do município.