Outubro Rosa abre temática de conscientização feminina em Piratuba sobre a prevenção do câncer.

OUTUBRO ROSA ABRE TEMÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO FEMININA EM PIRATUBA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER.

 

Secretaria de Saúde se prepara para semana estratégica de cuidado com as mulheres, com a realização de exames e data principal de coletas objetivando diagnóstico precoce da doença.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

A Secretaria de Saúde de Piratuba, inicia nesta segunda-feira (18), uma intensa semana de atenção especial à mulher, por ocasião do Outubro Rosa, período dedicado à campanhas de prevenção e diagnósticos do câncer de mana e do colo de útero, as variações da doença que mais ocorrem com o gênero feminino.

As ações de orientação e coleta do preventivo, obedecem às ações de livre demanda, sem agendamento de segunda a sexta, em horário normal de funcionamento da Unidade Básica de Saúde- (UBS). Já o sábado, dia 23 é o dia “D” das da campanha, com atendimento das pacientes das 07:00 da manhã à 13:00 horas. 

A campanha coordenada pelas enfermeiras Rita de Cassia de Oliveira e Cirene Aparecida da Silva, tem como público prioritário, mulheres com idade entre 20 à 55 anos. Segundo o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Saúde, Ronaldo dos Santos Amora, para este ano, o setor vai disponibilizar um bônus extra para as mulheres que procurarem o serviço. Trata-se do exame que detecta o câncer de ovário epitelial, que é o CA-125, um marcador tumoral, considerado o mais utilizado para verificar a recidiva.

As mulheres piratubenses também vão receber do setor gratuitamente, a mamografia, um procedimento que detecta o câncer de mama e é indicado para mulheres com idade superior.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O movimento, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, acontece anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.

Em Piratuba, para receber este público especial, e marcar o período do Outubro Rosa, o setor recebeu decoração especial, com as cores temáticas da campanha. Mais informações sobre os exames podem ser obtidas pelo fone: (49) 3553-0212, em horário de atendimento da UBS.