Usuários da Apae recebem orientações para a promoção da saúde bucal.

USUÁRIOS DA APAE RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL.

 

Profissional da Secretaria de Saúde de Piratuba, realizou o atendimento das turmas e intregou kits de escovação, durante visita à unidade que atende alunos especiais de três cidades do Integrar. 

 

Por: Imprensa Oficial Piratuba

 

Uma atividade realizada nesta semana na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae, deixou os usuários mais sorridentes. O atendimento que foi realizado pela odontóloga Bianca de Oliveira, da Secretaria de Saúde de Piratuba, tem a finalidade de melhorar as práticas de escovação dental.

Além da cidade de Ipira, onde está sediada, a escola especial, também atende usuários de Peritiba e Piratuba.

De acordo com a profissional, com o uso de um macromodelo, que é uma réplica do aparelho dentário em tamanho aumentado, foi possível mostrar para as turmas, como se faz uma escovação mais eficiente.

A prática, conhecida como escovação supervisionada, integra as ações de promoção da saúde bucal, em que os usuários tiveram a oportunidade de interagir durante a orientação, mostrando como eles próprios realizam a escovação: “ A gente observa como os atendidos escovam, quantidade de pasta, se limpam a língua, tudo de acordo com a necessidade de cada um e habilidade. Em seguida, os usuários recebem atendimento com o uso de fio dental, dicas do uso correto da escova entre outros procedimentos”, informa a odontóloga.  

Segundo a professora Magrit Peri, que é diretora da escola, os alunos gostaram da experiência, e ao final, ainda receberam um kit de escovação, que deve ficar na escola, para o uso após a alimentação, e posaram para fotos com a visitante do sorriso!

A intenção segundo a equipe da Secretaria de Saúde, é retornar em novas oportunidades na escola, mantendo a continuidade do serviço, que é gratuito de acordo com a necessidade de cada paciente.