Forum do Comite do Rio do Peixe

Fórum discute qualidade, disponibilidade e potencial de recarga das águas

Piratuba foi sede do evento

Com assuntos focados na qualidade e quantidade da água, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe realizou nesta sexta-feira, 16, no Centro de Eventos de Piratuba, o IV Fórum Comitê Rio do Peixe, onde a temática foi "Águas Subterrâneas". O encontro teve como objetivo divulgar as questões relacionadas ao uso dos recursos hídricos.

Além de apontar problemas como a contaminação de águas subterrâneas e superficiais, o Fórum também busca possíveis ações que possam melhorar a qualidade. "Hoje a maior preocupação que temos é contaminação, tanto de dejetos de animais, esgoto, contaminação industrial entre outros. O Comitê vem trabalhando para diagnosticar os problemas e conscientizar os usuários da água, para que futuramente a situação não se agrave", comenta Júlio César Mosquetta, presidente do Comitê Rio do Peixe.

O Comitê Rio do Peixe articula ações e atividades tendo como uma das principais, a promoção do gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, que busca incentivar a atuação dos 70 membros integrantes (40% usuários da água. 40% sociedade civil e 20% órgãos e entidades governamentais) e demais atores da sociedade, perante as questões ambientais relativas aos recursos hídricos. "Outro objetivo que temos é mostrar a importância que o poder público e a sociedade tem perante a utilização dos recursos hídricos" enfatiza Mosquetta.

As palestras trataram dos seguintes assuntos; "Águas Subterrâneas: características, propriedades e disponibilidade", ministrada pelo Dr. Fernando Scheibe, do Departamento de Geociências da UFSC e "Educação Ambiental voltada para a proteção das Águas", pelo Dr. Joviles Trevisol, coordenador do Mestrado em Educação da UNOESC Joaçaba. Ambos enfatizaram que é preciso conservar e utilizar águas superficiais ao invés de buscar as subterrâneas, que devem servir como uma reserva, pois a realidade hídrica atual demonstra grande consumo e muita poluição.

Após as palestras, uma rodada de perguntas e debate foi estabelecida com os participantes onde sugestões foram colhidas para que seja formatada a "Carta do IV Fórum do Rio do Peixe", com propostas de ações para conservação da água. Os tópicos levantados serão organizados e encaminhados aos participantes do evento, que terão uma semana para avaliar e contribuir com mais sugestões. Após colher as respostas, o Comitê vai elaborar o documento que será encaminhado aos órgãos governamentais e usuários dos recursos hídricos.

Participaram do Fórum, prefeitos, vereadores, secretários municipais, autoridades estaduais, estudantes, profissionais da área e comunidade em geral. O presidente do Comitê ainda comentou que nos dias 27 e 28 deste mês, será realizado em Caçador um seminário técnico científico, com apresentação de pesquisas e dados sobre a Bacia do Rio do Peixe. Posteriormente um material será criado para a divulgação.