1ºSeminário de Experiências Pedagógicas

1º SEMINÁRIO DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO MUNICÍPIO

Vivemos em um mundo de mudanças dos processos de comunicação, das formas como agimos, fazemos e aprendemos em nosso cotidiano, ou seja, vivemos em mudança de olhar. Sabemos que não existem problemas simples, pois somos seres complexos e planetários em uma sociedade em profunda transformação que requer aprendizagens constantes.

Se o comportamento das crianças e jovens vem se transformando nesse novo contexto, a sociedade também cobra dos meios educacionais e dos professores novas formas de pensar, planejar e estruturar a transmissão de conhecimento.para renovar o papel do educador, além das ações individuais, precisamos contar com atitudes inovadoras por parte das  instituições de ensino.por isso precisamos analisar a forma como encaramos a nós mesmos e as nossas ações pedagógicas.Para sermos inovadores e fazermos a diferença, seja em sala de aula, seja na vida, precisamos, no papel de educadores, desenvolver ainda mais nossa capacidade de escutar, de aprender e de sermos curiosos para pesquisarmos não apenas a nossa área, mas também em outras. Precisamos conhecer, respeitar e viver a cultura de nossos alunos.

Para que todos tivessem a oportunidade de compartilhar experiências e trocar idéias, lançamos um desafio, o I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS, realizado no dia 06 de novembro.

Foi com imenso prazer que compartilhamos esse dia, destinado a nossas práticas pedagógicas, com o intuito de atingir nossos profissionais da educação.

Dentre os assuntos abordados contemplamos a qualidade do ensino, a coerência entre o discurso e a prática, ensino fundamental de 9 anos, inclusão social e outras questões do dia a dia escolar e da ação docente.

Ao lançarmos esse seminário, reafirmamos uma das nossas propostas que é o de uma formação de qualidade, premissa para a seqüência de uma missão, exaltando a responsabilidade, o prazer e o orgulho de ensinar e principalmente a "ser', estabelecendo novos limites, reciclando informações e adquirindo cada vez mais conhecimentos.

Este momento foi destinado a nós,contribuindo para um espaço ainda mais expressivo no meio educacional, na longa e abrangente trajetória da educação.

Nossos agradecimentos aos profissionais da educação, que com muito entusiasmo e senso de humor, compartilharam suas maravilhosas  experiências, demonstrando que é possível mudar e melhorar, basta acreditar; as autoridades municipais em especial a Secretária de Educação, Senhora Dilma Broetto Mortari, por acreditar e incentivar a realização desse evento, a participação das famílias, em especial o depoimento emocionante da mãe, de um aluno de inclusão, Dona Líria, que em suas palavras demonstrou o verdadeiro papel do educador, agradeceu pela escola acolher seu filho, e enfatizou que quando se ensina com amor, qualquer criança se torna um bom aluno.

Diante disso, reafirmamos que só quem é totalmente apaixonado pela educação é capaz de se doar e transformar sua sala de aula num mundo de sonhos possíveis, fazemos o diferente na educação, acreditamos em nós, investimos na qualidade.Acreditando que a escola é um dos caminhos….

Criar é encontrar a paz.

É estar em plena harmonia com o crescer,

Afinal crescer é transformar

A todo momento

Porque o homem não é um monumento

De concreto

Ou ferro, homem muda, de forma,

Tamanho e

Jeito, de sexo, de time, de religião.

Viver é descobrir a sua forma

De pensar.

Pensar pequeninho e andar

Carneirinho

Pensar gigante e ser elefante

Pensar com carinho e ser rosa

Sem espinho

Ou pensar criação e ser só coração e

Transformação.

Por isto CRIE, INOVE, INVENTE para realmente fazermos uma educação diferente.