Curso para Clubes de Mães

 

Grupos de Mulheres ganham cursos profissionalizantes em Piratuba

Ações da Assistência Social valorizam e estruturam os Clubes de Mães

 

Piratuba conta hoje com 17 Clubes de Mães, espalhados pelo interior e na cidade. O trabalho que é realizado com as mulheres, mantém os grupos animados e fortes. Várias atividades levam conhecimento e recreação para elas. A intenção é manter a motivação dos Clubes, valorizando a organização das mulheres no município.

Para que os Clubes de Mães continuem motivados, a  Administração disponibiliza cursos, palestras e outras atividades. Através do Setor de Assistência Social, em parceria com o SENAR, (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de  Concórdia, o Clube de Mães de Lageado Mariano, por exemplo,  fez recentemente, um curso de industrialização de frutas.

 O objetivo é capacitar as famílias do meio rural, para que aproveitem ao máximo os produtos que têm em suas propriedades. Durante dois dias, as integrantes do Clube aprenderam diversas formas de preparar e conservar vários produtos. Segundo a  instrutora, Cilene de Souza, o curso tem várias finalidades. "Além de aprenderem a fazer novos produtos, as mulheres aprendem a utilizar as frutas que antes eram desperdiçadas e  são capacitadas para industrializar estes produtos. Elas aprendem a utilizar a matéria prima que tem em casa e podem gerar uma fonte de renda", explica Cilene. A presidente do Clube de Mães, Dione Kettermann, afirma que o curso é excelente . "Todas nós gostamos e vamos colocar em prática tudo o que aprendemos. Vamos aproveitar muita coisa que antes não utilizávamos em casa, isso é muito bom", destaca Dione. Estas atividades animam as comunidades e mostram que todos têm capacidade. As participantes aprendem a industrializar cerca de 30 produtos. Fazem geléias, cristalizados, balas, compotas de frutas, gomas, goiabada entre outros.