Integrantes de Clubes de Mães de Piratuba comemoram o dia da pizza participando de curso

INTEGRANTES DE CLUBES DE MÃES DE PIRATUBA COMEMORAM O DIA DA PIZZA PARTICIPANDO DE CURSO

Turma de mulheres garantiu aprendizado e está preparada para o desafio do preparo de receitas saborosas e inspiradoras.

É um prato muito conhecido na maioria dos países ao redor do mundo, muito popular no Brasil e super apreciado no Sul e Sudeste do país. Estamos falando da pizza, um prato milenar, que conquistou o gosto de diversas civilizações.

Aqui no Brasil não foi diferente, tanto que as saborosas receitas deste preparo receberam um dia especial: O dia da pizza, comemorado desde 1985, em 10 de julho.

Para celebrar a data, o setor de Ação Social da Prefeitura de Piratuba, em parceria com a Epagri, decidiu marcar o momento de uma maneira especial, ensinando pessoas a prepararem o prato.

O mini-curso que contou com a participação de cerca de 40 mulheres integrantes dos Clubes de Mães do município, aconteceu na semana que passou e durou três dias.

A informação é da  diretora de Ação Social Noeli Gomes Fries (Lily), que acompanhou as aulas ministradas pela extensionista rural da Epagri, Mari Lucia Dal Pra. Na cozinha que funciona no Parque de Eventos, Vereador Alvício Martinazzo.

Segundo a equipe, foram diversas horas de intenso convívio e muita troca de experiências no preparo de diversas receitas, indo das mais tradicionais a montagens mais ousadas. No final, o resultado já era o esperado e tudo acabou em pizza!

Conheça a história da pizza:

Segundo fontes históricas, possivelmente tudo começou há pelo menos 6 mil anos, com os povos egípcios e hebreus. A história relata que eles foram os primeiros a misturar farinha e água, preparando uma massa fina e muito semelhante ao que hoje chamamos de “pão sírio”. Contudo, na época, a massa ficou conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”.

A partir da invenção da pizza, os fenícios se tornaram adeptos da tal receita, no entanto, foram ainda mais inovadores e utilizaram ingredientes como o iogurte, a cebola e a carne de carneiro pra elaborar o que podemos chamar de “primeiros recheios da pizza”. Os turcos também absorveram essa ideia e, durante as Cruzadas, lá no século 11, a massa fina e redonda chegou ao porto de Nápoles, na Itália.

A história da comemoração do Dia da Pizza no Brasil:

O dia da pizza no Brasil, comemorado em 10 de julho, surgiu na década de 80, mais precisamente em 1985. Foi graças a um concurso estadual que acontecia na cidade de São Paulo. A ideia era criar uma competição amistosa entre os pizzaiolos da região e, assim, eleger as dez melhores receitas de pizzas de marguerita e muçarela. O sucesso do evento foi enorme! Então, o secretário de turismo da época resolveu que o dia do encerramento do concurso seria considerado – pra sempre – o dia da pizza em todo território brasileiro.

Fonte de pesquisa: Liv Up – Blog