EQUIPE DA SAÚDE DE PIRATUBA PARTICIPOU DO SEMINÁRIO MACRORREGIONAL DO COSEMS

Equipe da Saúde de Piratuba teve o trabalho selecionado para apresentação na 19°Mostra Brasil aqui tem SUS.

O Projeto Junho Violeta: “Respeitar a pessoa Idosa e tratar o Seu futuro com Respeito”. Foi apresentado pela Psicóloga Karolina Kettermann e a diretora do departamento de Saúde Pública Gracieli Davila Gamzava.

O projeto foi desenvolvido nos anos de 2021, 2022 e 2023, e tem como objetivo alertar e prevenir todo ato de violência contra a pessoa idosa e promover os tipos de proteção: amor, cuidado, a atenção, respeito.

Ele foi desenvolvido em parceria com as agentes comunitárias de saúde, secretaria municipal de educação, assistência social, corpo de bombeiros e a comunidade.

As ações realizadas no ano de 2023 foram: palestra com os grupos de idosos sobre saúde mental e prevenção a acidentes domésticos, participação das avós no encontro de gestante, atividades desenvolvidas pelas crianças alusivas ao tema que foram expostas na  Casa da Memória, atividades  com os alunos do CRAS, as crianças das escolas Reunida de Zonalta e da escola Rodolfo Holeveger de Lageado Mariano participaram dos encontros dos idosos em suas comunidades para troca de saberes e interação, concurso de fotografia com os alunos do 8°ano em parceria com o SENAC por meio de um projeto desenvolvido pela secretaria municipal de educação.

O projeto será novamente trabalhado no ano de 2024 e está em fase de planejamento das ações.