Cultivo de hortaliças motiva estudantes de escola agroecológica em Piratuba

CULTIVO DE HORTALIÇAS MOTIVA ESTUDANTES DE ESCOLA AGROECOLÓGICA EM PIRATUBA

Unidade de contraturno escolar que funciona às margens do reservatório da Usina Hidrelétrica Machadinho, na Capital Turística, tem inspirado crianças com o cultivo de alimentos orgânicos.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Canteiros verdejantes e vida abundante, são os principais ingredientes de estudantes da Escola Socioambiental em Piratuba, para as aulas práticas na unidade rural de contraturno.

O trabalho que iniciou há algumas semanas, já apresenta resultados práticos bastante satisfatórios, garante a professora Flávia Koch, diretora da unidade que fica na comunidade de Arroio bonito.

Para estes primeiros meses do ano, a definição foi pelo cultivo de diversos alimentos, incluindo  couve, alface e beterraba.

Além da semeadura e replantio, com o período de estiagem, as tarefas principais, incluem a irrigação dos canteiros, que é feito pelos próprios estudantes.

A professora de ciências, Josiane Toriani e a pedagoga Marilene Fries, responsáveis pelas atividades, não escondem o contentamento com os resultados, que além do cultivo orgânico incluem o consórcio de plantas que servem como repelentes naturais para insetos.

E ao que tudo indica, muito me breve os alimentos cultivados na própria escola pelos estudantes, já estarão inseridos na merenda escolar, servida no intervalo da escola.

E assim a galerinha aprende brincando e se alimenta com muita nutrição e saúde a partir daquilo que eles próprios garantiram o cultivo!