Censo do IBGE aponta crescimento populacional em Piratuba, elevando município a 5.769 habitantes

CENSO DO IBGE APONTA CRESCIMENTO POPULACIONAL EM PIRATUBA, ELEVANDO MUNICÍPIO A 5.769 HABITANTES

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica – IBGE, apresentam as primeiras comparações com  informações demográficas de pesquisa realizada em 2010.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apresentou nesta semana, os primeiros dados levantados pelo Censo de 2022, que mostra que a população da cidade de Piratuba, chegou a 5.769 pessoas nos dados levantados na pesquisa 2022.

O resultado representa um aumento de 20,54% em comparação com o Censo de 2010. Os dados do Censo revelam ainda, que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

Os números demonstram que no estado de Santa Catarina, a população também aumentou, cegando a 7.609.601, o que corresponde à uma elevação de 21,78% quando comparado ao Censo anterior.

O prefeito em exercício, Vanderlei Weber, recebeu com otimismo as informações, uma vez que já havia notado o crescimento populacional local, pelo aumento na procura por serviços públicos como os de saúde. Segundo o gestor, com os novos números é possível corrigir repasses públicos, entre outros procedimentos governamentais em que os dados populacionais, são levado em conta.

No ranking populacional dos municípios Piratuba ocupa a 188ª colocação no estado figura na  702ª colocação na região Sul e está posicionado na 4.023ª colocação no Brasil. A pesquisa do IBGE também demonstra que a cidade em Piratuba tem uma densidade demográfica de 39,49 habitantes por km² e uma média de 2,51 moradores por residência.

Sobre o Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.