Agentes de Saúde fazem ciclo de palestras com estudantes da Rede Municipal de Educação em Piratuba

AGENTES DE SAÚDE FAZEM CICLO DE PALESTRAS COM ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PIRATUBA

Abordagem temática sobre a dengue integrou atividades curriculares de curso de formação de Agentes Comunitários de Saúde.

Uma série de palestras, realizadas com estudantes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, da Escola Amélia Poletto Hepp, marcaram a semana em Piratuba.

A atividade conduzida por um grupo de Agentes Comunitárias de Saúde, abordou a recorrente temática sobre a dengue, uma doença que nos últimos anos têm integrado as estatísticas endêmicas locais.

Conforme a diretora municipal de Saúde, Gracieli D’Avila Gamzava, que integra as atividades, sete agentes de saúde, participam do programa, que inclui ainda a interação do secretário de Saúde, Dirceu Dalmagro,  o agente de endemias, Wesley de Barros e o fiscal sanitário Soeliton de Oliveira.

Durante a abordagem, o grupo de profissionais apresentou informações sobre a proliferação do mosquito aedes aegypti, inseto transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Os estudantes interagiram com a equipe, que respondeu perguntas e orientou a garotada sobre os cuidados que se deve ter em casa para evitar criadouros do mosquito.

As principais curiosidades dos estudantes, segundo O agente de endemias, Wesley de Barros,  estiveram ligadas aos locais da cidade onde se concentram os principais focos, funcionamento das armadilha, entre outras dúvidas que aparecem ao longo da abordagem.

Segundo a Secretaria de Saúde, além da abordagem na Escola Amélia Poletto Hepp, estão previstas palestras nas escolas rurais da Rede Municipal de Ensino de Piratuba.

Dengue, o que é:

É uma doença febril que afeta bebês, crianças e adultos. A infecção pode ser assintomática ou pode apresentar sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, com forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas.

.