Banca de Mestrado reabre o caso do Assalto ao Trem Pagador da São Paulo – Rio Grande

BANCA DE MESTRADO REABRE O CASO DO ASSALTO AO TREM PAGADOR DA SÃO PAULO – RIO GRANDE

Dissertação defendida em Programa de Mestrado de universidade federal por pesquisador catarinense traz novos apontamentos sobre o crime que impactou o Brasil no século passado.

A trajetória de um ex-combatende da Revolução Federalista (1893-1895), autor um dos mais ousados crimes do início do século XX, que após ser julgado e inocentado, se tornou delegado de polícia no Sertão de Santa Catarina.

As façanhas de José Antônio de Oliveira, codinome Zeca Vaccariano, são a base conceitual de uma dissertação que promete lançar novos olhares sobre o assalto ao trem pagador da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande – (EFSPRS), ocorrido em 24 de outubro de 1909, na região onde mais trade surgiu o município de Pinheiro Preto, SC.  

A Biografia Indômita de Zeca Vaccariano: Muito Além do Assalto ao Trem Pagador é o título do trabalho acadêmico do pesquisador Ernoy Mattiello, apresentado à banca de mestrado da Universidade Federal Fronteira Sul – (UFFS), como pré-requisito para o título de mestre.

A banca presidida pelo professor Dr. Humberto José da Rocha, orientador da dissertação e avaliada pelos professores Dr. Delmir Jose Valentini – (UFFS) e Dr. Paulo Pinheiro Machado – (UFSC), aprovou o trabalho e

A produção deve se tornar livro em breve, trata temática do Banditismo Social, construindo uma argumentação alicerçada na trajetória de Zaca Vaccariano, revelando em detalhes uma complexa rede de acontecimentos que fizeram do personagem uma figura mítica, que dividiu opiniões entre os que o consideravam bandido e os que o tinham como um herói.

O contato com o tema inspirou o autor a produzir em 2012, o documentário docudrama Primeiro Assalto ao Trem Pagador, o qual lançou o ator Gabriel Sater. Agora, a nova investida em pesquisas sobre a figura de Zeca Vaccariano, revelou a linha paradoxal de um personagem que foi de ex-combatente à fora-da-lei tornando-se a própria lei, no posto de delegado de polícia.   

Por: Agência Press

Natural de Piratuba, Ernoy Mattiello é graduado em Jornalismo pela UnirG e em Pedagogia pela Facimab, MBA em Marketing e especialista Lato Sensu em outras 11 áreas do conhecimento, incluindo cinema. Autor de e diretor de filmes de ficção e documentários, atua desde 1995 como profissional de comunicação, com passagens por emissoras da Record TV e Globo, em diversos estados brasileiros.