Kerb é aberto em Piratuba, com concurso de Soberanas da festa, em cerimonial de início das comemorações
KERB É ABERTO EM PIRATUBA, COM CONCURSO DE SOBERANAS DA FESTA, EM CERIMONIAL DE INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES
Solenidades de 2023, teve início com culto luterano, seguida pelo concurso que concedeu a coroa de Rainha do 109º Kerb de Piratuba à Izadora Letícia Kirst Longo, que defendeu a faixa pela Igreja Evangélica De Confissão Luterana no Brasil – (IECLB).
Por: Imprensa Oficial Piratuba
Teve início em Piratuba, a edição de 2013 do Kerb, uma festa tradicional de origem germânica, que celebra a cultura dos imigrantes alemães na Capital Turística.
As comemorações, foram abertas oficialmente na noite desta sexta-feira (06), com o cerimonial de escolada da Côrte-Real, em cum concurso que levou três belas jovens à desfilarem representando importantes entidades locais.
O concurso que contou com júri técnico, avaliou quesitos que foram muito além da beleza, analisando detalhes do vestuário típico, oratória e simpatia do trio de candidatas. A definição final, concedeu a Izadora Letícia Kirst Longo, de 17 anos, que defendeu a faixa pela Igreja Evangélica De Confissão Luterana no Brasil – (IECLB), a coroa de Rainha da festa. Já as jovens Sofia Storch Augsten, de 18 anos, a qual representou a Associação de Hotéis – (AHP), e Vitória Dalila Junquilho Kirst, candidata da Companhia Hidromineral, conquistaram o posto de Princesas do Kerb 2023.
A Côrte da edição do evento do último ano, integrada pela Rainha Eduarda Cristina Eggers Koch, e as Princesas, Manuela Amábile Dalmagro, e Bruna Letícia Baches Hachmann, se despediu do reinado em um último desfile.
Após a coroação e a passagem de faixas às Soberanas e a tradicional dança da polonaise (dança da integração), um grupo de autoridades locais, tendo o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), o vice-prefeito Vanderlei Weber entre outros nomes, deram por aberta a edição 2022 do Kerb de Piratuba, SC, com a Sangria do 1º Barril de Chopp.
A noite comemorativa, seguiu com o baile de abertura, animado pela Banda Munique. Mas este ainda é o primeiro dia das festividades que iniciaram com a recepção aos turistas e visitantes na Praça do Ferroviário.
Pelos dados da Comissão Organizadora do evento, esta é a 109ª edição do Kerb, evento tradicional, que se tornou atração turística e vai até o dia 16 de janeiro, encantando o público com muita retreta, desfiles, bailes e gastronomia típica, garantem os realizadores. Ein prosit !
A origem do Kerb:
A palavra não possui tradução literal do alemão para o português, no entanto estudiosos acreditam que seja uma derivação do termo: KIRCHEEINWEIHFEST (Festa de inauguração da Igreja).
Mais curioso é que a festividade apresenta duas linhas históricas das quais acredita-se que a tradição tenha surgido:
Uma delas aponta as antigas quermesses da Alemanha, festividades religiosas em agradecimento à boa colheita, festejando São Martinho.
A outra, possivelmente a mais aceita pelas comunidades alemãs no Brasil, trata a festividade como a celebração de uma promessa, feita em mar aberto, durante horas de apuro à bordo do navio Cecília, o qual se aproximava da costa brasileira.
Os precursores da festa, seriam imigrantes, vindos da região do Hunsrück e Vale do Reno na Alemanha. Relatos apontam a colônia de Baumschneis, em Dois Irmãos no RS, como a idealizadora da primeira confraternização em setembro de 1828, comemorando o dia de São Miguel.
Em Santa Catarina, a tradição chegou ainda no início século passado, trazida pelos colonizadores do Vale do Sinos e Caí, no RS. A antiga Vila do Rio do Peixe, atualmente Piratuba, foi primeira cidade a realizar o evento, que marca o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Na década de 1970 a comemoração tornou-se um atrativo turístico, substituindo a data original do inverno, pela temporada de verão.
A história foi contada em 2009 no documentário Heimatland & a História do Kerb. A obra menciona inclusive que em algumas cidades é a igreja católica a realizadora dos festejos.
Confira a programação do Kerb 2023 na íntegra:
06/01/23 – SEXTA-FEIRA
11h – RECEPÇÃO AOS TURISTAS NA PRAÇA DO FERROVIÁRIO
19h30 – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS / ABERTURA DA CASINHA DO CHOPP
20h – CULTO DE ABERTURA NA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA
21h30 – ESCOLHA DA RAINHA E PRINCESAS DO KERB 2023 – CENTRO DE EVENTOS
22h30 – SANGRIA DO 1º BARRIL DE CHOPP E INICIO DO BAILE COM A TRADICIONAL DANÇA POLONESE COM ANIMAÇÃO DA BANDA MUNIQUE – CENTRO DE EVENTOS
07/01/23 – SÁBADO
8h30 – ENCONTRO DOS EX- ATLETAS E EX-DIRIGENTES DA AARP COM ALMOÇO
18h – DESFILE DAS ORIGENS PELA AV. 18 DE FEVEREIRO, SAINDO DO POSTO IPIRANGA ATÉ A RUA DOS HOTÉIS
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
22h – BAILE COM A BANDA SILVER SOM E OS MONTANARI – CENTRO DE EVENTOS
08/01/23 – DOMINGO
12h – ALMOÇO DA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA E OASE SEGUIDO DO KERB INFANTIL COM A ESCOLHA DA RAINHA E REI INFANTIL
17h30 – COMPETIÇÃO DO SERRADOR NA RUA DOS HOTÉIS
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
21h – BAILE COM ANIMAÇÃO SUPER BANDA K’NECUS – CENTRO DE EVENTOS
22h – CAMINHADA MUSICAL EM DIREÇÃO AO BAILE NO CENTRO DE EVENTOS
09/01/23 – SEGUNDA-FEIRA
18h – COMPETIÇÕES ESPORTIVAS ALUSIVAS AO KERB – RUA DOS HOTÉIS
20h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
10/01/23 – TERÇA-FEIRA
14h – KERB DA MELHOR IDADE – CENTRO DE EVENTOS
18h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
20H – KERB AO AR LIVRE – PRAÇA DO FERROVIÁRIO
11/01/23 – QUARTA-FEIRA
18h – DESFILE DAS ORIGENS (SAÍDA EM FRENTE AO POSTO IPIRANGA ATÉ A RUA DOS HOTÉIS)
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
12/01/23 – QUINTA-FEIRA
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
13/01/23 – SEXTA-FEIRA
18h – COMPETIÇOES ESPORTIVAS ALUSIVAS AO KERB – RUA DOS HOTÉIS
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
14/01/23 – SÁBADO
18h – DESFILE DAS ORIGENS (SAÍDA EM FRENTE AO POSTO IPIRANGA ATÉ A RUA DOS HOTÉIS)
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS