Professora da Rede Municipal de Educação de Piratuba, lança livro em evento internacional de história

PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRATUBA, LANÇA LIVRO EM EVENTO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA

Pesquisadora ligada à grupo de pesquisa de História Platina, leciona Geografia para estudantes do Ensino Fundamental da escola Marechal Câmara, no distrito de Uruguai, na Capital Turística.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Um projeto de pesquisa de doutorado de uma egressa da Universidade Federal de Santa Maria – (UFSM), tem despertado o interesse de leitores da história, para os acontecimentos que envolvem a história da região platina.

A obra intitulada Fronteiras Entre o Regional e o Transnacional Na Política de Desenvolvimento Econômico do Brasil e o Caso da Cyrilla de Santa Maria, RS, Brasil, de autoria da professora Doutora Bruna Lima, foi lançada recentemente na terceira edição do Encontro Internacional de História, realizado pela UFSM.

Desafiada pelo universo científico, a professora Bruna, tem dividido o tempo dos trabalhos dela entre a pesquisa e as atividades da docência, como professora de Geografia, lecionando para turmas do Ensino Fundamental, da Escola Marechal Câmara, no distrito de Uruguai, em Piratuba,SC  e as aulas de História na Escola Rui Barbosa, em Marcelino Ramos, RS.

Mesmo com tantas atribuições, a pesquisadora encontrou tempo para dedicar-se ao livro, que  é resultado da pesquisa de doutorado da autora e integra um conjunto de obras da Coleção de História Platina.  

A tese que deu origem a obra, aborda a política brasileira de desenvolvimento econômico e a forma como ela viabilizou a entrada de empresas transnacionais de bebidas no Brasil, a partir de restrições às indústrias nacionais, cujos proprietários, em sua maioria, eram imigrantes de países do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Como case da pesquisa, a autora Bruna Lima, evidencia trajetória da Cyrilla, uma marca de refrigerantes, muito tradicional de Santa Maria, que à exemplo de diversas outras bebidas similares, foi criada por um químico, o alemão Ernst G. Geys e o caixeiro viajante Frederico A. Diefenthaler, em setembro de 1910. A fábrica de bebidas, que é apontada como a precursora na fabricação de refrigerante de guaraná, em 1906, chegou a ser fechada em 2008, retomando as atividades em 2020.

Natural de Restinga Seca, RS, a professora Bruna Lima, apesar de jovem, possui um vasto currículo, que orgulha alunos e professores nas instituições de ensino nas quais atua. Doutora e Mestra em História, a professora também é graduada na área, com Licenciatura Plena e Bacharelado (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria – (UFSM). É especialista  em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, atuando como professora no Ensino Fundamental e como  tutora EAD no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSM, além de integrar o Grupo de Pesquisa: História Platina: sociedade, Poder e Instituições, da Universidade Federal de Santa Maria.  Gaúcha apaixonada pelos acontecimentos históricos, Bruna Lima, também foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES), no Instituto de História Argentina y Americana “Dr. Emilio Ravignani” da Universidade de Buenos Aires (UBA).

Agora, a expectativa da autora é tornar a obra mais acessível, disponibilizando para aquisição dos leitores os exemplares físicos, apostando em uma nova versão para 2023, em e-book, o que facilita a leitura e garante a disponibilidade on line para um público cada vez maior de leitores!