Piratuba vive fim de semana marcado por festas comemorativas do Kerb

PIRATUBA VIVE FIM DE SEMANA MARCADO POR FESTAS COMEMORATIVAS DO KERB

Desfile de origens e escolha das Soberanas Infantis, foram algumas das atrações dos dias festivos da etnia germânica na Capital Turística.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

O fim de semana foi de muita animação, festejos tradicionais e congraçamentos entre etnias locais no desfile das origens. As atividades que integram a 109ª edição do Kerb, que iniciaram na sexta, com a escolha da Côrte Real, seguiram com o tradicional baile de abertura do evento.

No sábado (07), as atrações, iniciaram logo cedo, com o encontro de ex-atletas na sede da Associação Atlética Riopeixense – (AARP), com partidas de futebol e almoço.

Ao fim da tarde a Avenida Dezoito de Fevereiro, ganhou mais cores e alegria com o desfile das origens, que partiu da região do Posto Ipiranga, conduzindo os participantes até a Rua dos Hotéis, onde a festa ficou completa com  uma animada retreta ao som da tradicional banda blumenauense Choppmotorrad.

A festa seguiu à noite, com um animado baile no Centreventos Piratuba, com a Super Banda Choppão e Os Montanari.

No domingo (08), o almoço em família da Comunidade Luterana, marcou o reencontro de parentes e amigos, abrindo espaço para o concurso da Côrte Real Infantil. A novidade deste ano é que o formato do concurso, que tradicionalmente definia Rainha e Rei, pela venda de votos, desta vez, teve a escolha por júri técnico.  A pequena Giovanna Meneghel, de 8 anos, conquislou as melhores notas e ficou com a coroa. Enquanto que as candidatas Antonela Marcela Rodrigues Koch, de 6 anos e Gabrielly Vitória Pooch de Souza, de 7 anos, garantiram vagas como Princesas do evento. Já posto de Rei, com o novo formato, deixou de existir.

Pelos dados da Comissão Organizadora do evento, esta é a 109ª edição do Kerb, evento tradicional, que se tornou atração turística e vai até o dia 16 de janeiro, encantando o público com muita retreta, desfiles, bailes e gastronomia típica, garantem os realizadores.

A expectativa agora, é pelas atrações desta terça-feira (11), em que as atrações iniciam no Centreventos com o Kerb da Melhor Idade, passa pelo circuito da Rua dos Hotéis, com a Retreta  e embala a noite com festa ao ar livre na Praça do Ferroviário. A entrada para o Kerb na Praça é livre para todos os públicos.

A origem do Kerb:

A palavra não possui tradução literal do alemão para o português, no entanto estudiosos acreditam que seja uma derivação do termo: KIRCHEEINWEIHFEST (Festa de inauguração da Igreja).

Mais curioso é que a festividade apresenta duas linhas históricas das quais acredita-se que a tradição tenha surgido:

Uma delas aponta as antigas quermesses da Alemanha, festividades religiosas em agradecimento à boa colheita, festejando São Martinho.

A outra, possivelmente a mais aceita pelas comunidades alemãs no Brasil, trata a festividade como a celebração de uma promessa, feita em mar aberto, durante horas de apuro à bordo do navio Cecília, o qual se aproximava da costa brasileira.

Os precursores da festa, seriam imigrantes, vindos da região do Hunsrück e Vale do Reno na Alemanha. Relatos apontam a colônia de Baumschneis, em Dois Irmãos no RS, como a idealizadora da primeira confraternização em setembro de 1828, comemorando o dia de São Miguel.

Em Santa Catarina, a tradição chegou ainda no início século passado, trazida pelos colonizadores do Vale do Sinos e Caí, no RS. A antiga Vila do Rio do Peixe, atualmente Piratuba, foi primeira cidade a realizar o evento, que marca o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Na década de 1970 a comemoração tornou-se um atrativo turístico, substituindo a data original do inverno, pela temporada de verão. 

A história foi contada em 2009 no documentário Heimatland & a História do Kerb. A obra menciona inclusive que em algumas cidades é a igreja católica a realizadora dos festejos.

 


 
 
Confira a programação do Kerb 2023 na íntegra:
 

 

 
 
06/01/23 – SEXTA-FEIRA


11h – RECEPÇÃO AOS TURISTAS NA PRAÇA DO FERROVIÁRIO
19h30 – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS / ABERTURA DA CASINHA DO CHOPP
20h – CULTO DE ABERTURA NA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA
21h30 – ESCOLHA DA RAINHA E PRINCESAS DO KERB 2023 – CENTRO DE EVENTOS
22h30 – SANGRIA DO 1º BARRIL DE CHOPP E INICIO DO BAILE COM A TRADICIONAL DANÇA POLONESE COM ANIMAÇÃO DA BANDA MUNIQUE – CENTRO DE EVENTOS


 
07/01/23 – SÁBADO


8h30 – ENCONTRO DOS EX- ATLETAS E EX-DIRIGENTES DA AARP COM ALMOÇO
18h – DESFILE DAS ORIGENS PELA AV. 18 DE FEVEREIRO, SAINDO DO POSTO IPIRANGA ATÉ A RUA DOS HOTÉIS
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
22h – BAILE COM A BANDA SILVER SOM E OS MONTANARI – CENTRO DE EVENTOS


 
08/01/23 – DOMINGO


12h – ALMOÇO DA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA E OASE SEGUIDO DO KERB INFANTIL COM A ESCOLHA DA RAINHA E REI INFANTIL
17h30 – COMPETIÇÃO DO SERRADOR NA RUA DOS HOTÉIS
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
21h – BAILE COM ANIMAÇÃO SUPER BANDA K’NECUS – CENTRO DE EVENTOS
22h – CAMINHADA MUSICAL EM DIREÇÃO AO BAILE NO CENTRO DE EVENTOS


 
09/01/23 – SEGUNDA-FEIRA


18h – COMPETIÇÕES ESPORTIVAS ALUSIVAS AO KERB – RUA DOS HOTÉIS
20h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS


 
10/01/23 – TERÇA-FEIRA


14h – KERB DA MELHOR IDADE – CENTRO DE EVENTOS
18h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS
20H – KERB AO AR LIVRE – PRAÇA DO FERROVIÁRIO


 
11/01/23 – QUARTA-FEIRA


18h – DESFILE DAS ORIGENS (SAÍDA EM FRENTE AO POSTO IPIRANGA ATÉ A RUA DOS HOTÉIS)
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS


 
12/01/23 – QUINTA-FEIRA


19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS


 
13/01/23 – SEXTA-FEIRA


18h – COMPETIÇOES ESPORTIVAS ALUSIVAS AO KERB – RUA DOS HOTÉIS
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS


 
14/01/23 – SÁBADO


18h – DESFILE DAS ORIGENS (SAÍDA EM FRENTE AO POSTO IPIRANGA ATÉ A RUA DOS HOTÉIS)
19h – APRESENTAÇÃO MUSICAL NO PALCO DA RUA DOS HOTÉIS