Produção de Alimentos

 

Produtores de alimentos recebem capacitação em Piratuba

Para que os alimentos produzidos em Piratuba mantenham a qualidade exigida, a Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município disponibilizaram, na última quarta-feira, dia 2, um curso para os proprietários de agroindústrias, fábricas e manipuladores de alimentos. O evento foi realizado no auditório da Unidade Mista de Saúde.

O curso de "Boas práticas na Manipulação e Fabricação de Alimentos" abordou vários assuntos importantes para os produtores; limpeza de máquinas, equipamentos e locais onde os alimentos são produzidos, higiene dos manipuladores e legislação em relação à produção de alimentos. "Nossa intenção é manter os produtos de Piratuba livres de intoxicação ou de qualquer problema. A qualidade é fundamental e por isso estamos capacitando os produtores, isso é bom para eles e também para os consumidores", pontua Soeliton de Oliveira, responsável pela Vigilância Sanitária de Piratuba. Soeliton também ressalta que além da fiscalização, a Vigilância trabalha com a orientação, e por isso realizou o curso.

Em Piratuba, entre agroindústrias, padarias e sorveteria, são cerca 20 produtores e manipuladores de alimentos, sem contar com prestadores de serviço na área de alimentação, que são restaurantes, lanchonetes e similares. "Trabalhamos com alimentos e precisamos ter qualidade, e isso exige procedimentos adequados para que o produto final não ofereça nenhum risco ao consumidor, por isso a capacitação é muito importante", avalia Anderson Weber, que participou do curso e é sócio-proprietário de uma agroindústria do município.

O evento contou com a participação do médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Lúcio Avloff, que mostrou técnicas para o controle de pragas e insetos nos estabelecimentos onde alimentos são produzidos. A facilitadora do projeto "Microbacias 2", Márcia Dupont também participou abordando questões do projeto das agroindústrias familiares implantadas no município.

Este foi o primeiro "módulo" de formação dos produtores, outros ainda serão disponibilizados,  porém, antes a Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção Municipal farão visitas em todas as unidades de fabricação de alimentos do município  com um roteiro de vistoria, para que as ações abordadas no curso sejam devidamente implantadas