Inaugurado Centro de Eventos

INAUGURADO O CENTRO DE EVENTOS DE PIRATUBA

Mais de 1600 pessoas visitaram o novo empreendimento

A inauguração oficial que iniciou às 16h e foi até às 22:30h, contou com casa cheia do início ao fim. Quem pode comparecer na inauguração, viu além dos shows culturais, um moderno empreendimento, com beleza e infra-estrutura para sediar qualquer tipo de evento de grande porte. A maior obra de Piratuba, abriu as portas na sexta-feira dia 30. A inauguração mostrou o que significa o Centro de Eventos para o município. Com o famoso balneário de águas termais, uma rede hoteleira ampla e qualificada e uma paisagem natural atraente, Piratuba é o principal pólo turístico do Oeste catarinense. Com cerca de 250 mil turistas todos os anos, a cidade necessitava de um local adequado para sediar grandes eventos.

A mais de 15 anos o assunto "rodava" em Piratuba. A construção de um centro para convenções, festas, congressos, seminários, oficinas, palestras e encontros de famílias. Piratuba deu mais um passo de crescimento e desenvolvimento com a obra. Além de fortalecer o turismo, o empreendimento vai fortalecer também a economia Piratubense. Agora, muitos eventos irão trazer ainda mais turistas para a cidade. Todos ganham com isso. O comercio tem mais movimento e a rede hoteleira ocupa seus leitos. Isso gera mais emprego. Os fornecedores vendem mais, agricultores, por exemplo, que entregam frutas, verduras e outros alimentos, nos hotéis, terão crescimento nas vendas.

O governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, esteve presente e ressaltou em seu discurso, a importância do Centro de Eventos para Piratuba. O governador disse que com a "nova casa", o município vai crescer ainda mais. Ele disse ainda que a população só tem a ganhar com o empreendimento. Luiz Henrique elogiou a Administração Municipal pela iniciativa e persistência com o projeto. Além das autoridades, o público contou com a presença e apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, que abrilhantou o evento. O Grupo Toll, famoso no Brasil e em outros países, também apresentou um belíssimo e diversificado espetáculo, com números teatrais, circenses e culturais. Artistas piratubenses também mostraram talento. O grupo Acquadança, classificado para o maior festival de danças do mundo, o de Joinville, apresentou o trabalho. E a cantora Caroline Letícia, interpretou, acompanhada pela orquestra, a música de seu CD, "Hino da Vitória".

As mais de 1.600 pessoas presentes acompanharam também a assinatura de convênios importantes para Piratuba. A Prefeitura e o Consórcio Machadinho firmaram quatro compromissos, o governo assinou dois convênios e o Clube União também assinou o repasse de recursos para o Centro de Eventos.

O prefeito, Adélio Spanholi e o diretor geral do Consórcio Machadinho, Duílio Diniz Figueiredo, assinaram o repasse de recursos por parte do Consórcio Machadinho, para a implantação do Corpo de Bombeiros, Casa da Memória, Escola Socioambiental e equipamentos para projeção de cinema. O Consórcio Machadinho é grande parceiro de Piratuba na questão de resgate e preservação da história do município, e já adquiriu, no centro histórico de Piratuba, uma casa que pertenceu ao Sr. Leopoldo Ko Freitag, um dos fundadores da antiga Vila do Rio do Peixe, como era conhecida Piratuba antes da emancipação para município. O local é uma doação do Consórcio à municipalidade piratubense, onde será implantada a Casa da Memória.

A nova escola socioambiental é um projeto inovador e pioneiro na educação ambiental e inclusão social. Apostando na idéia da Prefeitura, o Consórcio Machadinho vai ampliar ainda mais a ação desta instituição. Para isto destinou uma área de 32 hectares onde estará a sede própria da escola, funcionando também como Centro de Referência Agro-ecológico.

Outra "batalha antiga" da Administração Municipal, é pela instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Piratuba. Graças à parceria com o Comando do Estado dos Bombeiros e à doação de R$ 150 mil do Consórcio Machadinho, Piratuba contará com uma Unidade Municipal de Combate ao Incêndio. O local já está definido, será ao lado da Secretaria de Obras do município. Mais um convênio que foi assinado trata do repasse de R$ 71 mil do Consórcio Machadinho, Instituição Alcoa e Tractebel ao Centro de Eventos, para a aquisição de equipamentos para projeção de cinema e vídeo.

Com o Clube União, a prefeito também assinou convênio. O Sr. Cláudio Victor Rogge, presidente da instituição, destinou R$ 110 mil para o Centro de Eventos. Os recursos investidos também na aquisição de equipamentos para a nova casa. Em contrapartida o Clube terá uma cota de eventos no novo empreendimento, podendo realizar as promoções de sucesso, como bailes de kerb, por exemplo, que eram famosos na antiga sede do clube.

O Governador do Estado de Santa Catarina, Luis Henrique da Silveira, também assinou convênios na inauguração. Uma ordem de serviço no valor de R$ 500 mil para reforma da escola Carlos Chagas que é a instituição de ensino mais antiga do município em atividade. Com o repasse, ela será totalmente reformada.  O governador assinou ainda, um convênio no valor de um milhão e meio de reais para a pavimentação do acesso sul de Piratuba, que liga o Balneário à rodovia da Usina Hidrelétrica Machadinho. Piratuba recebe mais de 250 mil turistas todos os anos, destes, cerca de 40% vem do RS, e o principal acesso é pela barragem da usina.