Série de palestras orienta pais e professores sobre conhecimento e inclusão de autistas.

SÉRIE DE PALESTRAS ORIENTA PAIS E PROFESSORES SOBRE CONHECIMENTO E INCLUSÃO DE AUTISTAS.

Transtorno do espectro autista – (TEA), recebeu atenção especial em evento realizado em Piratuba, como momentos de orientação para professores e informação para a família.

Uma série de palestras realizadas nesta quinta-feira (28), em Piratuba, recebeu centenas de convidados, para tratar da temática de conhecimento e inclusão de pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA).

O evento promovido pelas secretarias de Educação e Saúde, ofereceu dois momentos distintos. Durante a manhã e tarde, as palestras atenderam professores e gestores da Rede Municipal de ensino, com reflexões direcionadas ao processo de inclusão.

Já no período da noite, o público constituído especialmente por pais, recebeu uma abordagem direcionada ao conhecimento para os cuidados com integrantes da família, diagnosticadas com o TEA.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Para tratar dos aspectos envolvendo a inclusão e cuidados, o palestrante convidado, foi o renomado conferencista mineiro, José Raimundo Facion. Formado em Psicologia pela  Westfälische Wilhelms-Universität Münster (1980), com doutorado no Abteilung für Kinder und Jugendpsychiatrie – Westfälische Wilhelms-Universität Münster (1986), Facion é autoridade internacional no tema, com pós-doutorados   no Abteilung für Neuropädiatrie e Institut für Autismusforschung (IFA) da mesma Universidade. Atualmente é Diretor Geral do Instituto Nacional de Pós-Graduação e eventos Acadêmicos – INAPEA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (Autismo, Rett, Asperger, Transtorno  Desintegrativo da Infância), Transtornos do Comportamento Disruptivo (TDAH, Transtorno de Conduta) educação especial, terapia comportamental e inclusão.

Segundo órgãos internacionais da saúde, os sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Neste contexto, ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

O evento de Piratuba, integra iniciativas da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, direcionadas à formação continuada para professores da Rede Municipal de Ensino, durante o período de recesso escolar.