Piratuba participa do 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC e a 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”

PIRATUBA PARTICIPA DO 8º CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SC E A 5ª MOSTRA CATARINENSE “BRASIL, AQUI TEM SUS”

Delegação da Capital Turística já se encontra no Litoral Sul do estado para integrar evento que marca debates sobre  governança e gestão participativa na saúde.

A Secretaria de Saúde de Piratuba anunciou presença no 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC e a 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”, organizados pelo COSEMS/SC.

O evento com duração de três dias, iniciou nesta terça-feira (11), nas cidade de Tubarão e Capivari de Baixo e conta com a participação de uma equipe de gestores públicos de Piratuba, liderada pelo secretário de Saúde, Dirceu Dalmagro.

Durante três dias, os mais de 750 inscritos entre gestores municipais e técnicos da saúde terão a oportunidade de debater sobre “A importância da governança e da gestão participativa no fortalecimento do SUS”, “A utilização dos saldos em conta dos Fundos Municipais de Saúde, e boas práticas para otimização do uso de recursos e redução de seu acúmulo”, “Estratégia para retomada das coberturas vacinais”, “O cenário da Saúde Digital no Brasil, e os avanços da ESD2028; Painéis de apoio à gestão.”

O presidente do COSEMS/SC, Daisson Trevisol destacou que além da integração entre os secretários municipais de saúde, esse é o momento da troca de experiências entre os técnicos dos municípios. É, também, hora de aprendizado com os técnicos do CONASEMS e Ministério da Saúde, sempre com o objetivo de fortalecer o SUS e buscar a melhoria do atendimento da população nas unidades de saúde de cada município catarinense.

O evento técnico é realizado no Parque Diamante +Energia com o apoio das prefeituras de Tubarão e de Capivari de Baixo, SUS, Ministério da Saúde e CONASEMS.

5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” registra 452 experiências inscritas

Neste ano, a 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” bateu recorde de experiências inscritas com 452 equipes apresentando os seus trabalhos realizados nos municípios. Na edição de 2022 foram inscritos 303 trabalhos.

Para a fase final desta edição, foram selecionados 100 trabalhos com apresentação oral e 40 trabalhos com exposição de banners. Os 20 melhores classificados representam Santa Catarina no Congresso Nacional do CONASEMS, que será realizado de 16 a 19 julho, em Goiânia (GO).