​O MUNICÍPIO DE PIRATUBA FOI SELECIONADO PARA II MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA VIGILÂNCIA E CONTROLE DO AEDES AEGYPTI EM CHAPECÓ

No dia 14 de dezembro foi realizada a II Mostra de Experiências Exitosas na Vigilância e Controle do Aedes Aegypti em Chapecó, onde foram selecionadas e apresentadas as experiências dos municípios pertencentes as regiões de saúde de Concórdia, Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste. O trabalho foi apresentado pelo agente de combate a endemias Wesley Rodrigues de Barros e o fiscal da Vigilância Sanitária Soeliton de Oliveira.

O município de Piratuba foi selecionado para apresentar as ações de combate à Dengue ocorridas durante o dia D de combate à Dengue, realizado no dia 22 de novembro de 2022, que contou com a parceria das agentes comunitárias de saúde, dos Bombeiros Militares de Piratuba e do Grupo de Escoteiros Guardiões do Vale Piratuba e Ipira, onde foram visitadas as residências do perímetro urbano e repassado orientações sobre o combate à Dengue.

Também foram apresentadas as ações realizadas no ano de 2023, as quais foram, orientação nas escolas municipais, grupo de idosos, grupo de gestantes, e comércio em geral, enfatizando a importância da população no combate ao Aedes Aegypti. Outro ponto abordado durante a apresentação foi a importância do trabalho integrado em as secretarias municipais de saúde nos setores de vigilância epidemiológica, sanitária e atenção básica, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal da Cidade, defesa civil e Secretaria de Obras, que realizam um trabalho conjunto no monitoramento, vistoria e recolhimento de materiais que possam servir de criadouro do mosquito.

O Secretário Municipal de Saúde Dirceu Dalmagro enfatiza que “As ações realizadas durante o ano resultaram em uma redução de 40% dos focos do mosquito no município em relação ao ano de 2022 e uma redução de 90% dos casos confirmados da doença, sendo que em 2023 foram registrados apenas 2 casos no mês de junho. Mas é importante que a população redobre os cuidados, pois estamos entrando no verão, com temperaturas altas e chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito. Se eliminarmos os criadouros conseguiremos interromper o ciclo de desenvolvimento do mosquito.”

O combate à Dengue é uma responsabilidade de todos, não deixe pneus, garrafas, piscinas, caixa de água e cisternas abertas, lixo espalhado no quintal, lonas que possam acumular água entre outros.

Elimine os criadouros do mosquito!