Equipe da Prefeitura de Piratuba visita fruticultor no interior do município.

EQUIPE DA PREFEITURA DE PIRATUBA VISITA FRUTICULTOR NO INTERIOR DO MUNICÍPIO.

Passagem de vice-prefeito e secretário de Obras, pela propriedade rural que fica na região do Maratá, teve a finalidade de acompanhar a colheita de uva e definição de serviços ao produtor.

Por:  Imprensa Oficial Piratuba

Uma equipe do Poder Executivo de Piratuba, integrada pelo vice-prefeito Vanderlei Weber e o secretário de Obras, Jaison Martinazzo, esteve nesta segunda-feira (20), em visita à propriedades rurais do município.

Entre os produtores rurais visitados, está seu Itacir Lopes  da Cunha, que viu na produção de frutas, uma alternativa para agregar valor à propriedade.

Na propriedade, em uma área é de 1,8 hectares de terra, de um lado estão as uvas, em plena safra, que neste ano, a produção, deve chegar à 15 mil quilos.

D outro lado, estão as estufas de morango, com cultivo por hidroponia, que é o nome dado a um sistema de cultivo de plantas caracterizado por não precisar de terra. No espaço estão cerca de 8 mil pés de morango, o que geram uma colheita de cerca de 4 mil quilos por ano.

O cultivo de frutas envolve o trabalho familiar e pra isso, o braço direito de seu Itacir, é o filho,  Deivid Lopes Da Cunha. A iniciativa deu tão certo, que a família Cunha, vai aumentar o espaço das estufas e pra isso, vai contar com as máquinas da prefeitura, em que o serviço é subsidiado e sai mais em conta.

E foi justamente para conhecer melhor os detalhes do projeto, que usa água da chuva na irrigação das videiras, que a equipe da Prefeitura de Piratuba, esteve no local. O sistema de armazenamento consegue captar 80 mil litros d’água, quantidade suficiente para o período de estiagem. Outra vantagem é que a irrigação é por gotejamento, o que representa distribuição uniforme de água, sem desperdício.

Após visitarem a propriedade, a equipe da prefeitura, destacou a importância do cuidado com a natureza e valorização aos recursos naturais. É assim, que segundo Weber, a vida segue no interior de Piratuba, como exemplo de que com trabalho e dedicação, mesmo em pequenas propriedades, é possível garantir fartas colheitas!