Trem Pagador, gravado em Piratuba, integra série de exibições de filmes ferroviários que marcam o mês de dezembro em canal brasileiro por assinatura.

TREM PAGADOR, GRAVADO EM PIRATUBA, INTEGRA SÉRIE DE EXIBIÇÕES DE FILMES FERROVIÁRIOS QUE MARCAM O MÊS DE DEZEMBRO EM CANAL BRASILEIRO POR ASSINATURA.

Festival de Cinema Nacional, feito com obras documentais, faz homenagem à figura de avô colonizador piratubense, presente em documentário sobre uma das mais importantes ferrovias brasileiras.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

O Primeiro Assalto ao Trem Pagador, obra gravada nas cidades de Piratuba e Pinheiro Preto, em Santa Catarina, o qual revelou o ator Gabriel Sater, leva na próxima semana as imagens da Capital Turística para todo o Brasil.

A exibição é uma parceria entre produtores audiovisuais catarinenses e a direção da TV Com Brasil, que leva ao ar em dezembro, uma série de exibições de documentários sobre ferrovias e futebol. A iniciativa anunciada pelo cineasta Ernoy Mattiello, integra a cooperação da Proeza Audiovisuais de Júnior Padilha, a VMS Produções de Vilmar Sartori e a marca Virtual Pictures, de propriedade do diretor.

Ao longo das semanas, à cada segunda feira, às 11:00 da manhã, o canal exibirá uma das obras dos autores, que se preparam para novos lançamentos em 2022.  Nesta segunda-feira (20), o canal abre espaço para o Primeiro Assalto ao Trem Pagador.  Entre divergências dos contos populares e a oficialização dos fatos, a história que se revive, conta que no domingo, 24 de outubro de 1909, na Região do Contestado – SC – Brasil, local onde mais tarde se originaria o município de Pinheiro Preto, José Antônio de Oliveira, um ex-combatente da Revolução Federalista, então empreiteiro, construtor da Ferrovia do Contestado, entraria para a história como: Executor do 1 º Assalto ao Trem Pagador.

As veiculações que receberam o nome de Festival Batista Souza de Cinema Nacional, são uma homenagem ao imigrante gaúcho, que nasceu em Montenegro-RS e residiu na comunidade de Zonalta, em Piratuba-SC, personagem que inspirou os principais documentários.  

O acordo celebrado com o diretor do canal, Fernando Mauro Trezza, prevê ainda a possibilidade de reprise das obras, as quais devem ocorrer ao longo da programação.  
 
A TV COM Brasil, é uma rede de televisão pública e comunitária, operada a partir de São Paulo – SP. A emissora, gerada pela Associação Brasileira de Canais Comunitários, está presente nas principais operadoras de televisão por assinatura do país.
 
 
Saiba como sintonizar:
 
Oi TV Canal 28
Sky Brasil Canal 28
Claro TV Canal 03
Vivo TV Canal 239
Nossa TV Canal 20
 
 
Confira a lista de exibições e datas:
 
Dia 27 de Dezembro (segunda-feira) – Heimatland & a História do Kerb
11:00 da manhã