Qualidade Genética de Gado de Leite

Piratuba garante qualidade genética de gado de leite

Programa de incentivo disponibiliza matérias para inseminação artificial

O programa municipal de "Melhoramento Genético para Gado" é mais um que beneficia inúmeros agricultores. Mais de 80% das famílias do interior do município têm como principal atividade a bovinocultura, gado de leite. Na última semana, mais dois botijões de sêmen para inseminação foram entregues.

Para incentivar e auxiliar os agricultores, a Secretaria de Agricultura de Piratuba está ampliando este programa que já existe há alguns anos. A prefeitura é quem disponibiliza o sêmen e os botijões para o armazenamento, além de todo material para a inseminação e curso para os inseminadores.  "O trabalho da Secretaria busca auxiliar cada vez mais nossos agricultores e por isso ampliamos, na medida do possível, os programas de incentivo", comenta o secretário de Agricultura, Ivo Weber.

Com os botijões entregues recentemente, um na comunidade de Linha Serraria e outro em Zonalta, mais de 40 propriedades rurais serão beneficiadas. Piratuba conta hoje com 13 botijões de inseminação artificial espalhados pelo interior. São 16 inseminadores capacitados que atendem a demanda. "A inseminação artificial garante a qualidade genética do animal e consequentemente a produção leiteira aumenta", explica o médico veterinário, Lúcio Aviloff. "A inseminação é a forma mais barata para reprodução de animais, pois se o agricultor precisasse comprar um reprodutor de qualidade, teria que desembolsar um valor considerável, além de ter que manter tal animal", detalha Lúcio.

Quem fornece o sêmen é a CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina). O programa municipal possibilita que pequenas propriedades façam inseminação com material coletado de animais de qualidade. "Este programa de melhoramento genético facilita muito a atividade de bovinocultura, temos todo material de graça nas comunidades, não precisamos nos deslocar e o único custo é pagar o serviço do inseminador. Este apoio é muito importante", afirma o inseminador e agricultor, Sérgio Belotto, da comunidade de Zonalta.

Saiba mais algumas vantagens proporcionadas pela inseminação artificial:

• 1- Melhoramento genético com baixo custo.
  • 2- Aumento na produção de leite ou carne.
  • 3- Padronização do rebanho.
  • 4- Controle reprodutivo e datas precisas de parto
  • 5- Eliminação ou controle de doenças reprodutivas.

.