Projeto da Colonização Alemã

 

Filme produzido em Piratuba foi exibido na quinta-feira

Projeto conta a história da colonização alemã no município

Agora sim, a história alemã em Piratuba já é filme. O DEUTSCHE ÜBERLEBEN (Sobrevivência Alemã) foi exibido na noite desta quinta-feira, dia 17, com o lançamento oficial. O filme retrata a saga de uma família alemã que colonizou a Vila do Rio do Peixe, como era conhecida Piratuba antes da emancipação. O público lotou o Centro de Eventos para assistir o média-metragem de 33 minutos.

O filme, que é baseado em fatos reais e mostra os germânicos no município, é o resultado e o produto final de um ano de pesquisas e estudos sobre a cultura germânica no município. O trabalho faz parte do projeto "Origens", iniciado em 2007, que tem o objetivo de mostrar as três culturas que originaram Piratuba, a Cabocla, Italiana e Alemã.

Em 2007 a cultura Cabocla foi trabalhada, no ano passado a Italiana foi alvo de estudos e também resultou em um filme produzido por piratubenses. Este ano foi a vez da cultura germânica ir pra sala de aula e agora para a tela, com o projeto "Cultura Alemã, a história de um povo". "Após um ano de dedicação dos professores e alunos, que pesquisaram e socializaram a história alemã de Piratuba, está aí o resultado. O trabalho vai além das salas de aula e agora é mais um filme que conta uma parte da história do município", comenta a secretária de Educação, Zuleide da Rosa. O DEUTSCHE ÜBERLEBEN (Sobrevivência Alemã), contou com a participação de 67 atores, todos piratubenses.  Foram 52 alunos e mais 15 figurantes. O filme estará disponível no acervo das bibliotecas escolares de Piratuba, como fonte de pesquisa e conhecimento.