Sucessos nos Eventos

 

Piratuba 60 anos

Vários eventos marcaram o final de semana

O final de semana em Piratuba contou com várias atrações da programação de aniversário do município. Na sexta-feira, foi exibido e lançado em Piratuba o documentário "Heimatland e a História do Kerb", que resgata a cultura alemã e as festividades do Kerb, a festa mais tradicional de Piratuba.

Com o Centro de Eventos lotado, o documentário inédito foi apresentado aos piratubenses. Com aproximadamente 50 minutos de duração, Heimatland, que em alemão quer dizer "terra natal", explora, desde as possíveis causas do surgimento da festa típica alemã e demonstra o respeito, o carinho e a preservação das tradições germânicas em Piratuba. O filme conta com depoimentos de 15 piratubenses. De acordo com o autor, Ernoy Luiz Mattielo, a divulgação deste documentário será feita no Brasil e na América Latina pelas redes públicas de televisão, entre elas e TV Cultura, TV Brasil, TV Câmara, TV Futura, TV Senado e mais 200 emissoras de TV abertas, 45 emissoras universitárias, além das Comunitárias, empresarias e das TV's a cabo de todo o país. O documentário participará também, de amostras cinematográficas e de festivais competitivos de média e longa metragem no Brasil e no exterior em 2009 e 2010. Entre estes, Heimatland será exibido no "Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba" cidade de origem.

No sábado, 21, foram realizados a tradicional corrida rústica e o passeio ciclístico. Com atletas de Piratuba, de toda a região e dos três Estados do sul, a corrida contou com mais de 200 participantes, divididos em seis categorias. Os vencedores levaram medalha, troféu e premiação em dinheiro. O evento cresce a cada ano. A criançada também percorreu a Av. 18 de Fevereiro no passeio ciclístico. Duas bicicletas foram sorteadas e todos ganharam medalha de participação, forma mais de 60 participantes. À tarde, no Centro de Eventos as crianças participaram de brincadeiras na gincana infantil. À noite, a dupla piratubense, Vitor e Hugo, que hoje busca o sucesso em Goiás, fez um show, também no Centro de Eventos. Ainda no sábado iniciou, em Linha Maratá, interior do município, o 14º Rodeio do CTG Integração do Vale. O evento se estendeu até o domingo e contou com a participação de 200 laçadores de 35 CTGs, ambos de SC, RS e MT. O atual campeão brasileiro de laço, Leandro Bueno, esteve em Piratuba. Integrantes da seleção do Mato Grosso também participaram do evento. De acordo com os organizadores, passaram pela Sede Campeira do CTG Integração do Vale, na Linha Maratá, cerca de duas mil pessoas durante os dois dias.