5º Fest Dança

Aconteceu em Piratuba, de 5 a 9 de novembro, o Festival Internacional de Danças da Terceira Idade, (Fest Dança) e a 1ª Mostra de Dança. O Fest Dança foi criado em 2002 pela professora Maria Elena Estrazulas, em parceria com a Prefeitura de Piratuba e é hoje um dos maiores e mais importante evento do sul do país neste segmento. É o primeiro festival brasileiro voltado exclusivamente à terceira idade.   A 1ª Mostra de Dança é para quem inicia a participação no evento sem competir.         


            O objetivo do Festival é oportunizar os grupos de dança da terceira idade,o aprimoramento e o aprendizado de novas técnicas na dança, proporcionando a interação a a valorização do potencial artístico de cada participante.


  Estiveram presentes no evento 20 grupos, com aproximadamente 600 participantes, das cidades de Passo Fundo, Porto Alegre, Santana do Livramento, Novo Hamburgo e Charqueadas do RS. De Santa Catarina participaram Piratuba, Ipira, Arabutã, Ipumirim, Camboriú e Itajaí. O Paraná esteve representado pela cidade de Guarapuava. O Festival é dividido em três modalidades, Dança Folclórica, Dança Folclórica de Projeção e Dança Livre. Os cinco grupos melhores colocados receberam premiação que variou de R$ 300,00 a R$ 2000,00. Na categoria Folclore, o 1° lugar ficou com o Grupo Parobé na Dança, de Porto Alegre. No Folclore de Projeção o Grupo Creati na Dança, de Passo Fundo foi o vencedor e na categoria Dança Livre, o melhor desempenho ficou com o Grupo Lampert Maturidade Ativa, de Santana do Livramento. Foram apresentadas 42 coreografias concorrendo aos prêmios e seis participara da 1° Mostra de Dança.