Junta Militar de Piratuba faz alerta para militares reservistas atualizarem dados nas Forças Armadas

JUNTA MILITAR DE PIRATUBA FAZ ALERTA PARA MILITARES RESERVISTAS ATUALIZAREM DADOS NAS FORÇAS ARMADAS

Servidor responsável pelo setor, chama atenção para o prazo do procedimento que encerra em meados de dezembro.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Os jovens que serviram ao Exercito, Marinha ou à Aeronáutica e passaram para a reserva nos últimos cinco anos, devem atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro.

O alerta repassado à Junta de Serviço Militar – (JSM) de Piratuba, segundo o servidor Frederico Eggers, responsável pelo Setor de Identificação, orienta para que os jovens procurem um quartel de 9 a 16 de dezembro ou atualizem os dados via exarnet de 1º de dezembro a 31 de janeiro.

Ao ser incluído na reserva, segundo Fred, o Reservista permanecerá na disponibilidade por 5 (cinco) anos e é seu dever estar em condições de atender mais prontamente a uma convocação.

A atualização dos dados cadastrais poderá ser feita pela internet nos quatro primeiros anos (www.exarnet.eb.mil.br). No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência. 

 Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

 Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.

O comunicado expedido pelo Exército Brasileiro à todas as juntas militares nacionais, solicita ainda para que os empregadores contribuam para que seus funcionários cumpram o dever. Mais informações podem ser obtidas na Junta Militar de Piratuna, que funciona na Casa da Cidadania.