IPTU – Pagamento de imposto em cota única inspira contribuintes, gerando receitas em Piratuba

IPTU – PAGAMENTO DE IMPOSTO EM COTA ÚNICA INSPIRA CONTRIBUINTES, GERANDO RECEITAS EM PIRATUBA

Levantamento do setor de Tributação, mostra que a maioria dos munícipes da Capital Turística optaram pelo pagamento em cota única para o tributo.

Uma consulta feita nesta semana no sistema de contas públicas da Prefeitura de Piratuba, pelo setor de Tributação, mostrou que mais da metade dos contribuintes do município, optaram em pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano – (IPTU), em cota única.

Conforme dados do setor, revelados pela técnica em tributos, Clarice Lopes Santana, dos valores gerais de R$ 1.780.000,00 (um milhão setecentos e oitenta mil reais), gerados em guias de recolhimento no ambiente digital da Prefeitura de Piratuba, R$ 1.304.000,00 (um milhão trezentos e quatro reais), já foram debitados das faturas até 10 de maio.

A data que correspondia ao prazo para pagamento em conta única, com desconto de 10%, pode ter capitalizado para os cofres públicos, entre IPTU, taxa de coleta de lixo e o FUNREBOM, que é o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar, mais de 70% dos valores previstos para o exercício deste ano para a modalidade de impostos.

Os números mostram que com o pagamento da segunda parcela, com data de vencimento para 31 de agosto, outros R$ 480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais), devem ser arrecadados pelo tesouro municipal.

O IPTU é uma modalidade de imposto brasileiro, de competência municipal. A finalidade principal do IPTU é a arrecadação de recursos financeiros para os municípios, sendo assim, não é um imposto vinculado a uma finalidade específica do governo municipal, mas pode ser utilizado para qualquer finalidade relacionada ao governo do município.