Fundação de Cultura anuncia apresentações em homenagem ao Dia do Gaúcho na Capital Turística

FUNDAÇÃO DE CULTURA ANUNCIA APRESENTAÇÕES EM HOMENAGEM AO DIA DO GAÚCHO NA CAPITAL TURÍSTICA

Data que marca o início da Revolução Farroupilha, será reverenciado em Piratuba diversas atrações na Praça das Termas Piratuba.

Por dez anos revolucionários derramaram sangue, suor e lágrimas em solo sulista em uma luta incessante. O episódio que marcou a sagra do Rio Grande do Sul, tradicionalmente é rememorado em Piratuba no mês de setembro.

Para este ano, as comemorações que marcam o Dia do Gaúcho, antecedem a dada festiva e será celebrada no dia 18 de Setembro, na Capital Turística.

A informação é da superintendência da Fundação Municipal de Cultura, responsável pelo evento multicultural. As apresentações artísticas envolvendo as oficinas da Fundação de Cultura, iniciam às 09:00 horas da manhã, tendo como local a Praça do Parque Termal, região do Balneário.

O Dia do Gaúcho é um feriado estadual comemorado no dia 20 de setembro. A data marca o início da Revolução Farroupilha, um dos episódios históricos mais marcantes para a comunidade gaúcha.

A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi a mais longa rebelião do período regencial do Brasil. Ocorreu no Rio Grande do Sul e durou dez anos, de 1835 até 1845, época que compreende a regência de Feijó e o Segundo Reinado. O termo “farrapo” se referia aos trajes maltrapilhos que o exército rebelde usava.

Para a superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Mariana Minati, o evento deve atrair a atenção do público frequentador das Termas Piratuba, homenageando a cultura gaúcha, presente no cotidiano da cidade, colonizada por descendentes de alemães, italianos e caboclos, vindos das Velhas Colônias Gaúchas.