Festa da Cultura Cabocla revive as tradições que marcaram a colonização de Zonalta, no interior de Piratuba.
FESTA DA CULTURA CABOCLA REVIVE AS TRADIÇÕES QUE MARCARAM A COLONIZAÇÃO DE ZONALTA, NO INTERIOR DE PIRATUBA.
Evento acontece no próximo domingo, no centro comunitário da Capela são Roque, prometendo atrair grande público.
Por: Imprensa Oficial Piratuba.
Um fim de semana dedicado à cultura cabocla dos antepassados, vindos das Colônias Velhas Gaúchas: Esta é a proposta da Festa da Cultura Cabocla, que acontece neste domingo (03), na comunidade de Zonalta, no interior de Piratuba.
O evento que inicia na metade da manhã com apresentações culturais reunindo gaiteiros e violeiros, traz ao talco as tradicionais toadas de roça e os ternos de reis.
A festa que surgiu entre amigos da família Vargas e Beloto, entre outros incentivadores, na tentativa de manter os costumes das toadas de roça e os tradicionais pixuruns, que são mutirões de trabalho agrícola de ajuda mútua, chega a 20ª edição em 2022.
O ponto alto do evento, segundo a equipe do grupo cultural A Cabocla, que realiza o evento, é sem dúvidas o almoço típico com pratos da culinária rural, reunindo a tradicional feijoada, arroz carreteiro, aipim com molho, batata doce assada, pão de milho, pão com torresmo, além de saladas e cucas.
No período da tarde, a diversão fica garantida com o matine do grupo Chapéu de Aba Larga. As fichas para o almoço apresentam um custo de R$ 30,00 (trinta reais), enquanto que à tarde a entrada é livre. Entre as novidades do evento, estão as transmissões ao vivo pelas rádios Club FM 96,7 mhz e Piratuba FM 104,9 mhz.