Programação do Junho Violeta garante palestra de prevenção de acidentes domésticos para idosos

PROGRAMAÇÃO DO JUNHO VIOLETA GARANTE PALESTRA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS PARA IDOSOS

Ação abriu as atividades da semana em encontro de grupo da Terceira Idade em Piratuba.

A Secretaria de Saúde de Piratuba, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, deu nesta segunda-feira (12), mais um importante passo nas ações integradas à temática de combate a violência e os maus-tratos contra idosos.

O trabalho implementado com o apoio do Corpo de Bombeiros, garantiu a realização de uma palestra para o Grupo de Idosos da sede do município, abordando a prevenção de acidentes domésticos.

A ação contou com a participação do BCP Gustavo Andrey Blank da Silva, integrante do Corpo de Bombeiros de Piratuba, que dirigiu o tema.

A diretora municipal de Saúde, Gracieli D’Avila Gamzava, também participou da conversa que aconteceu no Centro de Convivência, com a presença de um importante número de idosos locais.

A campanha “Junho Violeta” é um ciclo de ações, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, com o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos. Além disso, o dia 15 de junho foi reconhecido pela instituição como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.

Ao longo do período a Secretaria de Saúde prevê pelo menos 15 iniciativas, que vão desde concurso de fotografia, palestras, exposições, avaliações técnicas e premiação do concurso, entre outras ações pertinentes.