Evento de encerramento letivo comemora centenário de escola no interior de Piratuba

EVENTO DE ENCERRAMENTO LETIVO COMEMORA CENTENÁRIO DE ESCOLA NO INTERIOR DE PIRATUBA

Escola Professor Rodolfo Holeveger chega aos cem anos de atividade educacional em uma das principais comunidades rurais da Capital Turística.

O ano letivo está chegando ao final, mas para uma comunidade rural de Piratuba, o momento, representa o início de um novo tempo, chancelado por uma bela trajetória educacional. Em Lageado Mariano, vila que fica à apenas alguns quilômetros da cidade, a escola local comemora em2022, 100 anos de fundação.

Para marcar o período, a equipe de professores, gestores e alunos, se revezam em uma jornada pela busca de materiais escolares, fotografias e objetos que marcam a linha do tempo da escola. As peças vão integrar uma exposição aberta ao público no evento comemorativo do centenário, que acontece nesta sexta-feira (09). A celebração que acontece na escola, inicia as 14:00 horas e deve contar com a presença de ex-estudantes, autoridades locais, além de familiares e alunos que atualmente integram a comunidade escolar.

A programação comemorativa do centenário da Escola Professor Rodolfo Holeveger, inclui ainda uma mesa com a partilha de alimentos, rodas de chimarrão, além de momento solene e atividades interativas.

Pelas pesquisas da professora Cláudia Port Jung, o registro que se tem do primeiro espaço escolar da comunidade, é 1922, época em que contava com 25 alunos. Mantida pelos pais dos estudantes, a escola funcionava em uma casa que também servia como igreja e por coincidência ou não, ficava no mesmo local da escola atual.

Em 1936, a instituição foi assumida pelo município, recebendo a professora dona Norma Jung (in memorian).

Tempos depois, passou a funcionar em dois turnos, um estadual e o outro municipal. Assim segiu até 1945, quando foi incorporada pelo estado. Com o crescente número de alunos, passou a denominar-se reunida, em 1950. Assim permaneceu por décadas, quando recentemente, quando mudanças na competência educacional, levavam a instituição à municipalização, passando a ser inteiramente administrada pela Secretaria de Educação do Município de Piratuba, SC.

Em 2022, ao celebrar a marca histórica de um século de atividades dedicadas à educação na comunidade de Lageado Mariano, a Escola Professor Rodolfo Holeveger, mantém cerca  de 50 alunos matriculados do Pré-escolar ao 5º ano, matriculados na unidade de ensino.

Mesmo considerada como uma pequena escola, professores e estudantes, reiteram a relevância que a unidade apresenta para o convívio social e a vida dos estudantes. Ao longo de décadas, nomes como o do ex-governador Vilson Pedro Kleinübing, do ex-secretário de Estado da Educação, Darcy Laske e o ex-parlamentar Hugo Biel, entre outras centenas de moradores da região,   iniciaram os estudos na unidade rural.

Para a professora Cláudia, a carreira profissional e pessoal de diversas pessoas, incluindo artistas, engenheiros, professores, profissionais da saúde, do transporte, políticos e empresários de sucesso, está intimamente ligada ao cotidiano da  Escola Rodolfo Holeveger, que há 100 anos contribui com ensino de qualidade, na prática educacional que faz a história na educação em Piratuba. A celebração do centenário, além de marcar um século de atividades, pode ser vista como o ponto de partida para os próximos cem anos!