Estudantes da Escola Socioambiental, descobrem a importância dos sapos para o equilíbrio ambiental, criando anfíbio com material reciclado

ESTUDANTES DA ESCOLA SOCIOAMBIENTAL, DESCOBREM A IMPORTÂNCIA DOS SAPOS PARA O EQUILÍBRIO AMBIENTAL, CRIANDO ANFÍBIO COM MATERIAL RECICLADO

Atividades em escola de contraturno gerou muita curiosidade e animação nas turminhas que frequentam a unidade no interior de Piratuba.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Nos contos de fata, basta o anfíbio ser beijado por uma princesa, para se tornar um lindo príncipe. Mas na vida real, muita gente, e especialmente as crianças têm, medo dos sapos. Só que a aparência curiosa e esquisita deste animal, esconde uma grande importância da preservação da espécie para o equilíbrio da natureza.

Para estudar o anfíbio, responsável pelo controle da população de insetos como moscas, mosquitos, pernilongos, baratas entre outros animais invertebrados e a relação dele como comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos, estudantes da Escola Sócio Ambiental de Piratuba, criaram réplicas do animal, com materiais recicláveis.

Usando materiais como rolo de papel higiênico, tinta, papelão, linha, EVA e cola, as turminhas da professora Alessandrya Fischer, criaram exemplares do anfíbio muito divertidos e curiosos.

Entre as brincadeiras, gargalhadas em sala de aula, segundo a professora Flávia Koch, a experiência trouxe muito ensinamento, principalmente sobre a conscientização e o cuidado com os animais e principalmente com a natureza observando que a produção excessiva de lixo no planeta é consequência de ações provocadas por consumismos exagerados e pela falta de conscientização por parte da população mundial.

A reciclagem é uma das forma de devolver à natureza de forma menos impactante o que dela foi tirado. A reutilização de materiais descartáveis pode ser uma alternativa concreta e prática para desenvolver o processo de conscientização ambiental em crianças.

Segundo a pedagogia, para alcançar o desenvolvimento a interação com o ambiente é fundamental para as crianças.

E a experiência valeu mito à pena, segundo a direção da escola, já que além do lado lúdico da experiência e a conscientização sobre as questões de reciclagem, a galerinha aprendeu muito sobre os sapos, descobrindo que diferente dos desenhos infantis, sapos são animais importantes para o equilíbrio ambiental, mas que invariavelmente não viram príncipes encantados!

Saiba mais:

Os sapos são pequenos animais anfíbios pertencentes à Ordem Anura. A ordem dos Anuros abrange mais 5000 espécies de sapos, rãs e pererecas. Os sapos pertencem à família Bufonidae, com cerca de 454 espécies. No Brasil, grande parte das espécies é encontrada na Mata Atlântica e na Amazônia.