Cidade intensifica abastecimento de água em propriedades rurais de Piratuba

CIDADE INTENSIFICA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PROPRIEDADES RURAIS DE PIRATUBA

Média de 130 mil litros de água, é entregue diariamente para agricultores do interior da Capital Turística.

A Secretaria de Cidade entrou no terceiro mês de fornecimento emergencial de água para agricultores do município de Piratuba. A informação foi dada pelo secretário de Cidade, Evando Antônio de Azeredo, que nesta semana acompanhou as equipes no desenvolvimento do trabalho.

Segundo o gestor, desde que a estiagem se prolongou, em dezembro do ano passado, a rotina das equipes da Secretaria de Cidade, precisou ser alterada, destacando efetivo para o atendimento á demandas de falta d’água.

No início a necessidade maior era para os animais, mas agora, até mesmo a água potável, para o consumo humano está faltando. A nova realidade, levou o setor a dividir o comboio em duas frentes: Uma delas é a do caminhão pipa, recentemente adquirido, que transporta uma média de 80 mil litros por dia, fazendo até 8 viagens. A água para esta finalidade, é extraída na nova fonte artesiana, na comunidade de Zonalta. A outra forma de distribuição, é feita por tratores, que atende as demandas de água para animais, extraídas em riachos e açudes locais. São duas máquinas com capacidade de abastecimento de até 4 mil litros por viagem, o que garante uma entrega de 50 mil litros por dia.

Nesta semana, uma das propriedades atendidas, foi a do agricultor João Bruno Bakes, na região do Maratá, divisa com Zonalta. Segundo Fabiano Schimitt, que é neto do avicultor, a demanda maior é para água para os frangos de corte, que consomem em média 5 mil litros por dia.

As constantes estiagens levaram a família Bakes a construir uma cisterna com capacidade para 180 mil litros de água, mas com a seca cada vez mais intensa, o reservatório tornou-se a principal forte de armazenagem e precisa ser abastecido frequentemente.

O prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), e o vice Vanderlei Weber, estão acompanhando a evolução do processo de estiagem, em conjunto com a Defesa Civil do município. Para o grupo, a situação só não é pior, graças aos investimentos que garantiram o poço de águas profundas na comunidade de Zonalta, concluído em dezembro de 2021, com investimento de R$ 260.000,00 (duzentos e sessenta mil reais), além da aquisição de um caminhão pipa, em junho de 2022, com investimentos superiores à R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), incluindo o veículo e o comboio pipa.

Segundo o secretário Municipal da Defesa Civil, Paulo Ricardo Schuch, a Prefeitura de Piratuba não descarta a necessidade de decretar situação de emergência, caso não ocorram chuvas consideráveis nos próximos dias.

Um levantamento da Secretaria de Cidade, aponta que pelo menos 70 propriedades rurais estão sendo atendidas com o fornecimento emergencial de água. O maior número, segundo Azeredo, se concentra nas regiões altas do município. A orientação é para que os agricultores que estejam precisando de água, solicitem o serviço, ligando diretamente para a Secretaria de Cidade, pelo fone: (49) 3553 0150.