Semana de Combate ao Alcoolismo
A Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo
Secretaria de Saúde de Piratuba faz trabalho de prevenção
O consumo excessivo de álcool, além de levar à dependência e causar problemas de saúde como doenças do coração, pressão alta, infarto, doença no fígado, certos tipos de câncer e outras complicações, pode trazer muitos prejuízos sociais, como perda de emprego, acidentes, problemas familiares, entre outros. Com o objetivo de prevenir e alertar a sociedade para estes problemas, a Secretaria de Saúde de Piratuba promoveu várias atividades durante a semana de combate ao alcoolismo, levando informações e esclarecimentos sobre o assunto.
No dia 16, sábado, foi realizada uma entrevista com a psicóloga e com a médica da Secretaria Municipal de Saúde, na Rádio Comunitária de Piratuba. Elas falaram sobre o alcoolismo e seus malefícios. Dia 19, terça-feira, foram entrevistados pela rádio, freqüentadores do Grupo de Alcoólicos Anônimos de Piratuba. No dia 20, aconteceu a parada educativa, "Álcool e Trânsito, uma péssima combinação", com uma equipe de saúde e Polícia Militar, onde foram entregues aos motoristas folders com informações para prevenção ao alcoolismo. Segundo a Polícia Militar de Piratuba, nos últimos dois anos, os acidentes de trânsito devido à embriaguez no município foram poucos, e este trabalho de prevenção foi um dos fatores que auxiliou na diminuição destas ocorrências. Nos dias 21, 22 e 25, os folders foram entregues aos alunos, nas escolas de Piratuba.
Para a médica da Unidade Mista de Saúde de Piratuba, Dra. Cláudia Storch Augsten, o trabalho de conscientização é o mais importante. "Esse trabalho é essencial, pois prevenir é sempre melhor. A bebida alcoólica traz inúmeros problemas à saúde, e o mais difícil para um alcoólatra é admitir que está doente. Aqui em Piratuba nós temos todas as condições para o início do tratamento, com médicos, enfermeiras, psicóloga e assistente social, além de encaminhamento ao processo de desintoxicação e acompanhamento ao paciente. As pessoas sabem que Unidade de Saúde está pronta para atender", destaca. O secretário da Saúde de Piratuba, Leonir Antônio Heckler, diz que este tipo de trabalho pode prevenir o uso do álcool. "Esta campanha é fundamental, pois as crianças devem aprender desde cedo o que a bebida alcoólica pode causar na vida de uma pessoa. Os motoristas já conhecem os riscos que correm se dirigirem embriagados, mas prevenir é sempre importante e estamos aí pra isso, a Secretaria de Saúde está fazendo sua parte", ressalta Heckler.