Florada do Ipê, torna trajetos de acesso à Piratuba, um atrativo especial, integrado à paisagem local.
FLORADA DO IPÊ, TORNA TRAJETOS DE ACESSO À PIRATUBA, UM ATRATIVO ESPECIAL, INTEGRADO À PAISAGEM LOCAL.
Imagens em cores vivas, têm encantado turistas e moradores locais em espaços públicos e em margem de rodovias que acessam a Capital Turística, neste início de primavera.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
O tom acinzentado do inverno, se despede lentamente do cotidiano local, abrindo espaço para a vivacidade de uma tonalidade primaveril especial: É o amarelo das flores do Ipê, um dos símbolos da cidade turística.
O encanto das copadas floridas e dos pequenos arbustos desabrochando, é um alento aos olhos, presente no dia-a-dia, tanto de quem vive, quanto para quem visita Piratuba. O espetáculo das árvores, que embelezam caminhos, está ligado à uma ação de plantio da espécie, foi realizado em diversos anos, resultado de parcerias entre a Escola Socioambiental e clubes de serviço do município, o que segundo dados da Assessoria de Imprensa, possibilitou que 2.000 mudas da árvore, fossem distribuídas às margens das rodovias rurais e pontos estratégicos da cidade.
Em 2009, a Lei 1038, a qual tramitou pela Casa de Leis naquele ano, tornou o Ipê Amarelo, a árvore símbolo do município. A iniciativa também encontra amparo histórico, já que em 27 de junho de 1961 o presidente Jânio Quadros, decretou a flor do Ipê Amarelo como um dos símbolos do Brasil. Em diversas outras cidades do país, como é o caso de Fortaleza, capital cearense, o Ipê amarelo, exerce poder representacional na simbologia pública.
A espécie, que é facilmente encontrada em diversas regiões brasileiras, também tem inspirado em distintas épocas, escritores, romancistas, poetas e compositores. Embora o nome científico, seja Tabebuia vellosoi Toledo, uma integrante da família Bignoniaceae, a arvore símbolo de Piratuba, é conhecida mesmo pela palavra Ipê, que no do tupi-guarani e significa árvore cascuda.