Turismo planeja novo roteiro turístico de visitações no ambiente rural de Piratuba
TURISMO PLANEJA NOVO ROTEIRO TURÍSTICO DE VISITAÇÕES NO AMBIENTE RURAL DE PIRATUBA
Iniciativa integra proprietários rurais, empreendedores, gestores do setor, além de entidades públicas e privadas, adeptas da nova modalidade de agroecologia e trade turístico.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
Paisagens rurais encantadoras, criadas por imagens incríveis, capazes de revelarem a beleza e o charme rural de um pequeno município do interior de Santa Catarina. Esta é a descrição que combina perfeitamente com atrativos naturais de emocionantes roteiros, que em breve devem estar disponíveis aos turistas no interior de Piratuba.
O anúncio é da Secretaria de Turismo, que lidera um grupo de instituições parceiras integradas pela Fundação de Cultura, Ação Social, Epagri e o PEA, que é um Programa de Educação Ambiental da hidrelétrica que opera em Piratuba, na formatação no novo projeto.
As atividades, segundo o setor, iniciaram em janeiro deste ano com a mobilização das comunidades rurais. Inicialmente, revela a secretária de Turismo, Luci Turra Dias, estão previstos cinco pontos de visitação.
O roteiro pretende integrar o Sitio Vento Minuano, uma propriedade rural na comunidade de Zonalta, que pertence ao casal Simone e Renato Mendes, que trabalha com a produção de açúcar e derivados da cana, além de desenvolvimento de mudas de flores, as chamadas suculentas, muito apreciadas no país.
O trajeto conta também com uma parada em um local estratégico onde se planeja um mirante, que por enquanto está sendo chamado de Mirante do Xilo, região elevada da comunidade, onde o casal Dirlei e Luiz da família Bortolossi, possuem espaço privilegiado de observação.
Um terceiro ponto é o Mirante do Neo, que fica mais à frente, seguindo a rota, na propriedade da Família Bergamo, integrando a comunidade do distrito de Uruguai. Mais à frente um quarto local inspirador é o Mirante dos Dois Rios, na comunidade de Zonalta, onde é possível apreciar a sinuosidade formada pelo vale dos rios Uruguai e do Peixe.
Um quinto elemento de visitação, que estaria em uma fase mais avançada de formatação, é a Escola Socioambiental, unidade de contraturno escolar, que funciona na comunidade de Arroio Bonito, que atualmente atende centenas de crianças com educação ambiental.
A equipe se diz satisfeita com o resultado que passa a ser apresentado naturalmente com as primeiras reuniões. Mas o setor observa que há um longo trabalho pela frente, que passa pela detecção dos potencias, treinamento e formatação do produto turístico, para que a proposta final chegue ao mercado representando o encanto singular, digno dos grandes atrativos que Piratuba sempre ofereceu aos seus visitantes!