Saúde programa ações para o Junho Violeta, mês de combate a violência contra a pessoa idosa em Piratuba.

SAÚDE PROGRAMA AÇÕES PARA O JUNHO VIOLETA, MÊS DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA EM PIRATUBA.

Setor tem como data central para atividades de conscientização, o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, evidenciado em 15 de junho.

Por: Impresa Oficial Piratuba

A Secretaria de saúde de Piratuba, já se mobiliza para encampar uma nova ação no município de Piratuba. Desta vez os esforços são para prevenir, conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa.

Para alcançar os objetivos, segundo a diretora de Saúde, Graciela Davila e o secretário Dirceu Dalmagro, o planejamento converge para uma parada pública, que deve acontecer neste mês, na Praça do Ferroviário, local por onde acontece a maior circulação de público.

A ferramenta de sensibilização e enfrentamento, segundo a Secretaria de Saúde local, é a conscientização da sociedade de maneira geral. Este é o objetivo do Junho Violeta, um mês de reflexões e de celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa que acontece no dia 15 de junho, data criada pela Organização das Nações Unidas – (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. A data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos desse público.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social. Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima; grande parte dos suspeitos de cometer a violência são filhos ou netos. Por isso, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio são pontos essenciais para promover o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas.

A Secretaria de Saúde deve divulgar novas informações sobre as ações do mês, assim que o planejamento for concluído e os materiais estiverem disponíveis.