Saúde encerra série de encontros com Grupo de Tabagismo que ajudou pessoas a parar de fumar.
SAÚDE ENCERRA SÉRIE DE ENCONTROS COM GRUPO DE TABAGISMO QUE AJUDOU PESSOAS A PARAR DE FUMAR.
Iniciativa que teve o primeiro encontro em maio, concluiu as atividades nesta semana em Piratuba.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
A secretaria de Saúde de Piratuba, concluiu nesta semana, mais uma série de encontros de orientação, antitabagista. O último encontro, foi no início desta semana, no no auditório da Unidade Básica de Saúde – (UBS), no Centro Histórico.
As ações que contaram com uma equipe multidisciplinar, teve apoio fundamental da psicóloga Ivana Roberta Kipper, da Secretaria de Saúde, que fez o acolhimento dos os pacientes, apresentando os procedimentos que envolvem as sessões.
Ao longo de cinco sessões, diversas pessoas que procuraram ajuda para largar o vício, conseguiram alcançar o objetivo de parar de fumar. As informações são da diretora de Saúde, Graciela Dávila, que juntamente com o secretário de Saúde, Dirceu Dalmagro, acompanhou o andamento do programa, que utilizou uma metodologia que segue as recomendações do INCA, que é o Instituto Nacional de Câncer.
Segundo o órgão, o vício do cigarro, conhecido tecnicamente como tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. É o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo.
Em Piratuba, de acordo com a farmacêutica Giandra Golin Ghignatti, que se integrou a equipe na coordenação do trabalho, o grupo apresentou excelentes resultados, trazendo dois cases especiais: Um deles é o do paciente Gilberto Garcia, fumante há cerca de 35. O outro é do paciente Jenir Sandi, que fumava há pelo menos 40 anos. Ambos conseguiram largar o vício após participar dos encontros.