Ipês colorem paisagens locais em Piratuba e encantam visitantes com espetáculo da florada da árvore símbolo da cidade

IPÊS COLOREM PAISAGENS LOCAIS EM PIRATUBA E ENCANTAM VISITANTES COM ESPETÁCULO DA FLORADA DA ÁRVORE SÍMBOLO DA CIDADE

Cores fortes e muita beleza celebram a vida em período de transição de estação na Capital Turística.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

O tom do período de baixas temperaturas está indo embora e com a saída de cena, as cores da primavera, tida como estação das flores, volta a se evidenciar na paisagem.

Na palheta na natureza, uma cor tem ganhado destaque em Piratuba: É o amarelo das flores do Ipê, que não por acaso tem vários exemplares da árvore que dos símbolos da cidade, em diversos pontos do município.

O encanto das copadas floridas e dos pequenos arbustos desabrochando, é um alento aos olhos, impossível não ser notado cotidiano, tanto de quem vive, quanto para quem visita Piratuba.

O espetáculo das árvores, que embelezam caminhos, está ligado à uma ação de plantio da espécie, foi realizado em diversos anos, resultado de parcerias entre a Escola Socioambiental e clubes de serviço do município, o que segundo dados da Assessoria de Imprensa, possibilitou que 2.000 mudas da árvore, fossem distribuídas às margens das rodovias rurais e pontos estratégicos da cidade. 

Em 2009, a Lei 1038, a qual tramitou pela Casa de Leis naquele ano, tornou o Ipê Amarelo, a árvore símbolo do município. A iniciativa também encontra amparo histórico, já que em 27 de junho de 1961 o presidente Jânio Quadros, decretou a flor do Ipê Amarelo como um dos símbolos do Brasil. Em diversas outras cidades do país, como é o caso de Fortaleza, capital cearense, o Ipê amarelo, exerce poder representacional na simbologia pública. 

A espécie, que é facilmente encontrada em diversas regiões brasileiras, também tem inspirado em distintas épocas, escritores, romancistas, poetas e compositores. Embora o nome científico, seja Tabebuia vellosoi Toledo, uma integrante da família Bignoniaceae, a arvore símbolo de Piratuba, é conhecida mesmo pela palavra Ipê, que no do tupi-guarani e significa árvore cascuda.

E para quem aprecia a beleza das flores do ipês, a dica é aproveitar ao máximo, já que a previsão é de que o show da natureza se encerre no próximo mês, já que no Brasil, a árvore  entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, seguida pelo amarelo e por último o branco.