Roda de conversa emociona idosos em interação com estudantes em Piratuba

RODA DE CONVERSA EMOCIONA IDOSOS EM INTERAÇÃO COM ESTUDANTES EM PIRATUBA

Atividade que integra o Junho Violeta, foi desenvolvida com estudantes de séries iniciais do Ensino Fundamental em unidades rurais de escolas da Capital Turística.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Foi uma conversa muito envolvente, com emoções realçadas e interações entre diferentes gerações: É assim que podemos definir o encontro entre estudantes de séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas rurais de Piratuba e integrantes dos Grupos de Idosos.

Um dos encontros, aconteceu na comunidade de Lageado Mariano, em que alunos da professora Cláudia Aparecida Port, da Escola Rodolfo Holeveger, fizeram uma homenagem para os membros mais experientes da comunidade.

Foram momentos de extrema emoção e muita afetuosidade, com o Grupo de Idosos Renascer e Viver, praticamente impossíveis de serem descritos e absolutamente fáceis de serem sentidos.

Felicidade semelhante, pode ser sentida na comunidade de Zonalta, onde estudantes da Escola reunida Zonalta, se encontraram com o Grupo de Terceira Idade Bem Viver. Durante a atividade coordenada pela professora Dirlene Mara, fizeram a leitura de mensagens, com direito à roda de conversa e muita descontração.

A diretora municipal de Saúde, Gracieli D’Avila Gamzava, também participou das ações que integram uma série de atividades programadas para este mês, com a finalidade de valorizar e proteger os idosos.

A campanha “Junho Violeta” é um ciclo de ações, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, com o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos. Além disso, o dia 15 de junho foi reconhecido pela instituição como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.

Ao longo do período a Secretaria de Saúde prevê pelo menos 15 iniciativas, que vão desde concurso de fotografia, palestras, exposições, avaliações técnicas e premiação do concurso, entre outras ações pertinentes.