Produtos comercializados por supermercados e água consumida em Piratuba passam por avaliações mensais.
PRODUTOS COMERCIALIZADOS POR SUPERMERCADOS E ÁGUA CONSUMIDA EM PIRATUBA PASSAM POR AVALIAÇÕES MENSAIS.
Procedimentos que integram rotina da Vigilância Sanitária, garantem o cumprimento de quesitos de legislação, avaliados em laboratório, com base em coleta local de amostras.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
A Vigilância Sanitária de Piratuba, coletou recentemente, amostras de alimentos para a verificação de rotulagem e qualidade do produto. O procedimento que integra as ações do setor, foi realizado em um supermercado local, escolhido aleatoriamente, a partir da constatação da existência do produto. Neste caso a procura foi pela farinha de arroz, que faz parte do Programa de Avaliação de Teor Nutricional – (PATEN).
Agora, com as amostras coletadas, o material segue para análise no Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN), que é onde o produto deve passar por uma bateria de testes que incluem verificação de atendimento a legislação, nos parâmetros da tabela nutricional, apresentada na embalagem.
Após a análise, a empresa fabricante será informada quanto ao resultado e em caso de estar em conformidade, a empresa recebe o aval positivo da amostragem.
A informação é do agente de Vigilância sanitária, Soeliton de Oliveira. Segundo o servidor, o procedimento faz parte da rotina do setor, que tem a responsabilidade de verificar se os produtos comercializados no município, atendem a legislação.
Além da busca por amostras de alimentos, o setor também realiza mensalmente coleta de testes da água fornecida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, a CASAN e por poços artesianos, para a análise de potabilidade.