Método de telemedicina garante diagnósticos precisos em Piratuba, para casos clínicos de pele

MÉTODO DE TELEMEDICINA GARANTE DIAGNÓSTICOS PRECISOS EM PIRATUBA, PARA CASOS CLÍNICOS DE PELE

Sistema de avaliação com o uso de equipamento digital, já garantiu o atendimento para dezenas de pacientes em 2023.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Um exame implantado há cerca de seis anos pela Secretaria de Saúde de Piratuba, recebeu uma importante aliada para a detecção de doenças de pele. Trata-se das avaliações com o uso do dermatoscópio, que com a telemedina, passou a fornecer diagnósticos mais rápidos e precisos.

 O procedimento que até pouco tempo era realizado com o uso de uma lente especial acoplada em uma máquina fotográfica, passou a receber laudos à distância. 

Com a aquisição de um novo aparelho, os exames passaram a integrar o sistema de teledermatologia. Segundo a equipe da Secretaria de Saúde de Piratuba, a Teledermatologia é o nome dado para um modelo funcional de diagnóstico em dermatologia via internet, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Primária à saúde e do atendimento especializado. Utiliza protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e, quando necessário, sugerir a conduta clínica na Atenção Primária à saúde.

Segundo o secretário de Saúde Dirceu Dalmagro, desde que o novo modelo de procedimento foi implantado no início do ano, mais de 40 pacientes já passaram por uma avaliação dermatológica.

O objetivo, segundo a diretora municipal de Saúde, Gracieli D’Avila Gamzava, é qualificar a fila de espera para consulta com especialista, além de melhorar o acesso dos pacientes ao diagnóstico e manejo de problemas dermatológicos entre eles o Câncer de Pele.

Entenda como funciona o sistema:

O Médico da unidade de saúde solicita o Telediagnóstico em Dermatologia e encaminha o paciente para as enfermeiras Rita de Cassia de Oliveira e Cirene Aparecida da Silva, que atuam na da Estratégia da Saúde da Família. As profissionais realizam o registro fotográfico e a imagem é enviada  juntamente às informações clínicas do paciente via plataforma para o Núcleo Especialista proceder o laudo. O laudo é feito por especialistas do Núcleo de Telessaúde de SC/UFSC.