ENCONTRO DE GESTANTES EM PIRATUBA: UM DIA DE CONHECIMENTO E COMPARTILHAMENTO

Encontro reúne gestantes, profissionais e acadêmicas para debater saúde, desenvolvimento infantil e apoio à família

Piratuba, SC – Na tarde do dia 25 de junho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Piratuba recebeu um evento especial: o Encontro de Gestantes. Reunindo 13 gestantes, profissionais da saúde e acadêmicas de Fonoaudiologia da Universidade do Contestado (UNC), o encontro proporcionou um momento rico em informações, troca de experiências e apoio mútuo.

A abertura do evento contou com a presença do Juiz de Direito de Capinzal, Caio Lemgruber Taborda, que estava em visita à UBS. Em um breve discurso, o Juiz destacou a importância dos cuidados com a saúde durante a gestação e no período pós-parto, enfatizando o papel fundamental da família e da comunidade nesse processo.

A palestra principal do encontro foi conduzida pela equipe da APAE de Piratuba, composta por Assistente Social, Psicóloga, Fisioterapeuta e Diretora da Unidade Escolar. As profissionais abordaram temas como o desenvolvimento infantil, a importância da estimulação precoce, os direitos das pessoas com deficiência e o apoio que a APAE oferece às famílias.

As acadêmicas de Fonoaudiologia da UNC, em parceria com a UBS, realizaram um trabalho de pesquisa com as gestantes do município. O objetivo da pesquisa era identificar as principais dúvidas e necessidades das gestantes em relação a audição dos recém-nascidos.

A Prefeitura Municipal de Piratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a UBS de Piratuba agradecem a todos que participaram do Encontro de Gestantes. Agradecimentos especiais à APAE de Piratuba, às acadêmicas de Fonoaudiologia da UNC e ao Juiz Caio Lemgruber Taborda por suas valiosas contribuições.