Estudantes de Piratuba vivem a emoção do cinema em exibições do Festival Cultural Rota dos Lagos
ESTUDANTES DE PIRATUBA VIVEM A EMOÇÃO DO CINEMA EM EXIBIÇÕES DO FESTIVAL CULTURAL ROTA DOS LAGOS
Sessões realizadas no anfiteatro do Centreventos, levaram para a tela um mosaico de produções catarinense da sétima arte, incluindo o clássico Primeiro Assalto ao Trem Pagador.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
O dia foi de cinema, papo e diversão na tela, na mostra cinematográfica do Festival Cultural Rota Dos Lagos. O evento que mistura música instrumental, teatro e cinema em um circuito de apresentações envolvendo municípios do entorno dos reservatórios da Bacia do Rio Uruguai, chegou nesta terça-feira (22), em Piratuba.
Na Capital Turística, estudantes da Rede Pública, tiveram a oportunidade de acompanhar pelo menos oito produções audiovisuais catarinense, incluindo O Primeiro Assalto ao Trem Pagador, de Ernoy Mattiello e Vilmar Miguel Sartori. O filme lançado em 2013, teve locações em Piratuba e Pinheiro Preto e lançou o ator Gabriel Sater, que recentemente interpretou Trindade, na novela Pantanal.
Com sessões em múltiplos períodos, um grande número de adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental, puderam acompanhar as projeções e aprimorar o conhecimento sobre o cinema que é feito em Santa Catarina.
Além de Piratuba, segundo o cineasta Armin Daniel Reichert, do Coletivo Audiovisual Lageano, curadoria do festiva, as cidades de Campos Novos, Maximiliano de Almeida e Anita Garibaldi, devem integrar o circuito e receber a mostra.
Segundo o agente cultural, César Lavoura, o projeto é incentivado pela Secretaria Especial da Cultura, Lei de Incentivo Fiscal à Cultura. Tem como patrocinadores QiTech, RHBrasil, American Oil e Vedamotors. A iniciativa é uma articulação da ADREL – Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos em parceria com a ASCPE –Associação Catarinense em Prol do Esporte e Cultura.