Estudantes se surpreendem com descobertas feitas em trilha de estudos em aulas de contraturno

ESTUDANTES SE SURPREENDEM COM DESCOBERTAS FEITAS EM TRILHA DE ESTUDOS EM AULAS DE CONTRATURNO

Atividades feitas ao ar livre em Piratuba, combinaram aulas laboratoriais à uma série de realizações ao ar livre.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Uma verdadeira aventura pelo mundo do saber: É assim que pode ser descrita a experiência vivida por estudantes da Escola Sócioambiental de Piratuba, na última semana.

A criançada que frequenta aulas de contraturno na unidade agroecológica da comunidade de Arroio Bonito, se alegrou ao ouvir o anúncio de que a experimentação científica seria ao ar livre.

Foi assim que um dia normal de aula se tornou uma data marcante, cheia de novidades e diversas descobertas. Ao longo da trilha feita na mata que fica no parque da escola, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os cogumelos, suas características, o habitat e a importância ecológica desta forma de vida.

Segundo o Portal Info escola, os cogumelos são fungos superiores pertencentes aos filos Ascomycota e Basidiomycota. Na verdade o nome cogumelo refere-se a uma parte do corpo do fungo, seu corpo frutífero, formada por várias hifas que crescem para o alto e produz esporos (basidiósporos). Esses esporos são invisíveis a olho nu e se espalham com o vento, com a água ou até mesmo agarrados ao corpo de animais. A frutificação pertencente nestes fungos é a estrutura de reprodução sexuada e possui variadas formas e cores.

Para conhecer melhor as variações dos fungos, presentes em diversos locais na mata, os estudantes usaram uma lupa, o que garantiu acesso à diversas especificidades impossíveis de serem vistas à olho nu.

Após respirarem ar puro e circularem em meio à natureza, o material recolhido, pode ser analisado em laboratório, onde  a bióloga  Josiane Toriani, professora responsável pela atividade, auxiliou os estudantes na experimentação com bolores e leveduras, que também integram a família dos fungos.  

Segundo a professora Flávia Koch, que é diretora da Escola Socioambiental, além de impactar positivamente a formação dos estudantes, a experiência despertou nos estudantes um profundo sentimento de valorização ao meio ambiente e a natureza!