Alunos de escola rural de Piratuba, trocam a sala de aula por estudos ao ar livre.
ALUNOS DE ESCOLA RURAL DE PIRATUBA, TROCAM A SALA DE AULA POR ESTUDOS AO AR LIVRE.
Experiência realizada em unidade escolar de Zonalta, colocou turma de estudantes em contato com um exemplar de pau-brasil, em aula de história.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
Foi ao ar livre, junto à sombra de um exemplar de pau-brasil, que estudantes de uma escola rural de Piratuba, vivenciou uma experiência fascinante. O desafio proposto pelo professor Patrick e a professora Simone, foi encarado com muito entusiasmo pelas turmas do 4° e 5° ano, do Ensino Fundamental.
A atividade foi realizada na comunidade de Zonalta, distante cerca de 12 quilômetros do centro de Piratuba. A ideia central do trabalho oportunizou com que os estudantes árvore que despertou interesse nos portugueses, sendo considerado símbolo de riqueza e cobiça internacional, quando da chegada dos povos europeus ao Brasil a mais de 500 anos.
Segundo diversas fontes, o pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica (Paubrasilia echinata) e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis de ibirapitanga. É uma árvore que pode alcançar até 15 metros e possui galhos com espinhos.
Ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante utilizado para tingir tecidos.
A árvore, que fica na propriedade da família Regalin, bem no centro da vila, foi plantada no ano 2000, época em que o Brasil completava 500 anos de ocupação pelos portugueses. A iniciativa segundo os professores, rendeu muito aprendizado, tornando a aula ainda mais atrativa e prazerosa para os estudantes.