Deputado Titon realiza palestra em Piratuba

Deputado Romildo Titon realiza palestra em Piratuba

Código Ambiental de Santa Catarina foi o tema abordado

O deputado estadual, Romildo Titon (PMDB), esteve em Piratuba na sexta-feira, dia 22, onde realizou uma palestra sobre o Novo Código Ambiental de Santa Catarina. Com o auditório do Centro de Eventos lotado, Titon falou sobre os principais pontos em que o código vai beneficiar os agricultores da região.

O deputado foi o relator do projeto de lei do novo código e vem realizando várias palestras pelo Estado. Atendendo convite da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Piratuba, esteve no município para expor o assunto, que vem ocupando diariamente os noticiários de Santa Catarina e do Brasil. Dentre os vários tópicos abordados por Titon, os principais foram; Reserva Legal, APP (Área de Preservação Permanente), Preservação da Mata Ciliar e Áreas Consolidadas. De acordo com o deputado, o Código Catarinense foi uma iniciativa do Estado, para buscar um tratamento diferente aos catarinenses, que se seguirem as regras do Código Florestal Brasileiro, inviabilizam suas propriedades. "Santa Catarina é o 5º maior produtor do Brasil, se não tomássemos uma providência, 27 mil propriedades estariam ilegais. Cada estado tem suas peculiaridades, isso se chama Democracia Ambiental", explica Titon. Hoje, 90% das propriedades rurais do Estado são consideradas "pequenas propriedades", com menos de 50 hectares, e estas seriam as mais atingidas.

Segundo Titon, hoje os agricultores podem seguir as regras do Código Catarinense. Uma dos pontos fundamentais de todo projeto é a questão da área consolidada, que estabelece que o que está construído não precisa ser removido.

O prefeito, Adélio Spanholi, e o vice, Claudirlei Dorini, falaram sobre o objetivo do evento. Eles destacaram a importância do assunto e por isso, junto com a presidente da Câmara, Ivanete Potrich, foram em busca da palestra. No final, o deputado ainda respondeu várias perguntas da platéia.