Saúde faz ação de conscientização no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

SAÚDE FAZ AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA.

Data celebrada em 15 de Junho, marca o Junho Violeta, período de sensibilização e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Violeta, uma cor expressiva, que representa a força com que o movimento Junho Violeta, pretende demonstrar para a sociedade em geral. E para encarar este desafio, a principal  ferramenta para enfrentar, sensibilizar, coibir e amenizar esse sofrimento é a conscientização da sociedade como um todo.

Em Piratuba, o período recebeu atenção especial, ganhando destaque nesta quarta-feira (15), data em que é celebrada Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

As ações que iniciaram logo na primeira hora da manhã, com uma maratona de entrevistas na rádio local, ganharam destaque em cartazes e faixas, fixados nos canteiros da região da Praça do Ferroviário.

No local, foi organizado um pedágio educativo na parte da tarde, onde agentes comunitárias, integrantes do setor de Ação Social e profissionais da Secretaria da Saúde, distribuíram panfletos com orientações e dicas relacionadas ao tema. Quem circulou pela região histórica da cidade, pode acompanhar a movimentação das equipes, evidenciando a data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.

Considerado crime, esse tipo de violência acontece de diversas formas, desde a física até a psicológica. Para garantir os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, foi criado o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).

Segundo a diretora de Ação Social Noeli Gomes Fries (Lily), e a diretora da Secretaria de Saúde Graciela Dávila, o momento serve de alerta para a responsabilidade membro da comunidade se integrar na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos da pessoa idosa.